Melanie klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PRÓ-REITORIA DE SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA



MELANIE KLEIN

Escola Inglesa
Fantasia
Posição Esquizo-paranóide
Posição Depressiva
Inveja e Gratidão

Rio de Janeiro – RJ
2012.2

Caroline Maximiniano
Ester Câmara
Marcia Araújo Moura
Mayane Ayres

Trabalho entregue à disciplina Psicanálise III,
ministrada pela Profª. Ms. DeniseOrofino
como requisito para obtenção da nota
na Avaliação 2 (AV2) da Universidade Gama
Filho (UGF).

Rio de Janeiro – RJ
2012.2


HISTÓRICO
Melanie Klein, nascida Reizes, foi filha caçula de família culta. Moriz Reizes, seu pai, que era médico, falava dez idiomas. Libussa Deutsch, sua mãe, era filha e neta de rabinos. Casaram-se em 1875 e tiveram 3 filhos antes de Melanie, quenasceu no dia 30 de março de 1882, já em Viena. A morte visitou sua história pela primeira vez quando tinha 4 anos. Perdeu Sidonie, a irmã que a iniciava na leitura e na aritmética. Aos 20 anos, logo depois de perder o pai, perdeu Emanuel, o irmão, amigo e incentivador. Três meses depois, aos 21, se casa com Arthur Klein, amigo de Emanuel. Por causa do noivado, tinha já abandonado a idéia de estudarmedicina.
Teve 3 filhos: Melitta, Hans e Erich. Meses depois do nascimento do caçula, perdeu a mãe, agravando um estado depressivo que apresentava há uns 4 anos. Estamos em 1914. Melanie, morando em Budapeste, procurou Ferenczi para análise, entrando em contato com os textos de Freud através da leitura de "A Interpretação dos Sonhos". Em 1918, esteve presente em seu primeiro congresso ( o VCongresso Internacional de Psicanálise, sob a presidência de Ferenczi) , em que ouviu Freud apresentando o trabalho intitulado “Linhas de progresso na teoria psicanalítica".
Seu talento para compreender as crianças foi percebido e estimulado por Ferenczi. Em julho de 1919 fez sua primeira apresentação na Sociedade Húngara de Psicanálise e foi aceita como membro. Foi um trabalho feito, semsupervisão, com seu filho Erich, de 5 anos. Ferenczi já a tinha indicado para assistente de Anton Von Freund na tarefa de organizar o ensino de psicanálise na “Sociedade de Investigação da Infância".
Em 1920 revê Freud, no VI Congresso em Haia, onde conheceu Karl Abraham, que a convidou para trabalhar em Berlim. Em 1922, no VII Congresso em Berlim, tentou expor a Freud suas idéias, mas ele lhe pareceudesinteressado. Em 1923, se tornou membro pleno da Sociedade Psicanalítica de Berlim. Em 1924 iniciou sua análise com Abraham. Sempre produtiva, apresentou nesse ano três trabalhos, entre os quais “A Técnica da análise com crianças", no VIII Congresso em Salzburg, quando Ernest Jones a ouviu com muito interesse. Em 1925 ele a convidou para dar conferências em Londres. No fim do ano, Abraham,adoentado, veio a ser seu novo contato com a morte. Deixara para ela, no entanto, seu apoio.
ESCOLA INGLESA
Em 1926, viajou para a Inglaterra, onde alguns de seus trabalhos, eram objeto de discussão interessada. Em 1927, Jones organizou um simpósio sobre análise infantil em que as principais divergências entre Klein e Anna Freud foram discutidas. Este encontro foi fundamental para que se estendesseo campo da psicanálise à s crianças. Em outubro foi admitida como membro pleno da Sociedade Britânica de Psicanálise. Em 1932 publicou seu primeiro livro “A Psicanálise de Crianças" , talvez a obra mais importante publicada por um membro da Sociedade Britânica até então, em que as divergências com Anna Freud foram tornadas totalmente públicas.
Mas, no âmbito afetivo, a década de 30 lhe trariaduas experiências devastadoras: a morte de seu segundo filho, Hans, ao escalar uma montanha, e a deterioração definitiva de seu relacionamento com a primogênita Melitta, que se tornara analista e também ingressara na Sociedade Britânica. Na elaboração da perda de Hans, Melanie Klein escreveu o texto “Uma contribuição para a psicogênese dos Estados Maníaco-Depressivos” (1935). Em 1940, publicou “O...
tracking img