Melanie klein.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
-FCRS-

ISADORA ARAÚJO SILVEIRA

MELANIE KLEIN

QUIXADÁ

MARÇO DE 2011

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO

ISADORA ARAÚJO SILVEIRA

Trabalho apresentado à disciplina de Psicoterapia Infantil, ministrada pela Professora Mércia Capistrano, 7º semestre de Psicologia. –FCRS-

QUIXADÁ
MARÇO DE 2011
MELANIEKLEIN

Uma analista leiga educada na Alemanha, Melanie Klein (1882-1960) desenvolveu uma escola de psicanálise na Inglaterra. Ela foi uma teórica das relações de objeto, autora da teoria do "desenvolvimento psicossexual e piscopatologia" embasada em eventos intrapsíquicos e interpessoais que supostamente ocorrem durante o primeiro ano de vida. Sua teoria da psicopatologia, baseada na observação debrinquedo livre de crianças, diz que a agressão inata excessiva ou a reação psíquica à agressão era a causa de distúrbios emocionais severos como os transtornos psicóticos.
Ela tentou lidar com as forças intrapsíquicas com a técnica analítica clássica e interpretação precoce de impulsos inconscientes. Assim como Anna Freud, ela foi uma pioneira em análise infantil, mas, ao contrário de AnnaFreud, ela excluiu os pais do tratamento porque acreditava que o problema fundamental era intrapsíquico. As principais contribuições de Klein estão em sua ênfase sobre a importância das relações de objeto iniciais, a demonstração da função do superego cedo no desenvolvimento psíquico, sua descrição das defesas primitivas características do transtorno de personalidade limítrofe e psicose e seu uso dobrinquedo das crianças com um meio para a interpretação.
Sua experiência com crianças possibilitou ampliar o campo da clínica psicanalítica para áreas tidas, por Freud, como inacessíveis ao tratamento: pacientes psicóticos, autistas e borderline. Mas a austríaca trouxe também um novo estilo de trabalho para o atendimento de pacientes neuróticos adultos. Ou seja, todo o campo foi transformado.TEORIA DA PERSONALIDADE: agressão e a libido são os dois instintos básicos, ambas são expressas desde o nascimento em diante por fantasias inconscientes. Klein discordou de Freud na suposição de que o ego existe ao nascimento e tenta preservar uma visão de si mesmo como apenas uma fonte de prazer e sentimentos positivos. A manifestação mais precoce do instinto de vida é à base do amor e dagenerosidade.
O ego desenvolve e mantém relações de objeto e tem funções integrativas e sintéticas. Projeção e introjeção são os principais meios de crescimento do ego e defesa de ego, os quais o integram e neutralizam o instinto de morte. Experiências desagradáveis e emoções associadas a objetos externos e introjetados são dissociadas de experiências e emoções agradáveis através de um processo decisão. 
Embora Klein concordasse que fatores ambientais podem desempenhar um papel em estimular a agressão excessiva, ela enfatizou como a causa de distúrbio emocional a força inata da agressão, aliada à formação de ansiedade excessiva do ego e baixa tolerância de ansiedade.
O superego kleiniano funciona como o superego freudiano clássico. Ele coloca valor sobre o comportamento e ele pune ou proíbe ocomportamento que ele considera ser errado ou mau. O ego assimila os objetos com os quais ele pode identificar-se positivamente. O superego assimila os aspectos proibitivos exigentes destes objetos, este tem qualidades persecutórias (derivadas de introjetos persecutórios) e exigentes (derivadas dos aspectos exigentes dos pais bons idealizados).
Através da culpa ou preocupação em relação à perdade amor parental, o superego protege seus objetos bons introjetados. Quanto mais idealizados são os bons objetos contidos no superego, mais perfeccionistas são as exigências do superego. 
A posição paranóide-esquizóide é caracterizada por dissociação, idealização, negação, identificação projetiva, relações de objeto parciais e uma preocupação básica ou ansiedade persecutórias sobre a...
tracking img