Abajeru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE Chrysobalanus icaco L. (abajeru)

NATHALIA CHRISTINA BAGETTI

Rio de Janeiro
2012

NATHALIA CHRISTINA BAGETTI

GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE Chrysobalanus icaco L. (abajeru)

Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Farmacêutico.
Orientadora Professora Regina Braga Moura, D.Sc.

Rio deJaneiro
2012
NATHALIA CHRISTINA BAGETTI

GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE Chrysobalanus icaco L. (abajeru)

Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Farmacêutico.

Aprovado em 15/12/2012
BANCA EXAMINADORA
___________________________________________________________________________
Regina Braga de Moura
Universidade Estáciode Sá

_________________________________________________________________________________________
Fábio Luiz Pereira Nogueira
UFRJ

__________________________________________________________________________
Frederico Rosas Medeiros
Universidade Estácio de Sá

Rio de Janeiro
2012

AGRADECIMENTOS
É chegada a hora de “finalizar” uma das mais importantes etapas da minha vida: Minhafaculdade de Farmácia. Quero resaltar que a palavra “finalizar” esta entre aspas, pois a cada dia que passa, novas descobertas são feitas, o que me fará estudar para o resto da minha vida.
Não foi um curso fácil, mas posso afirmar que foi muito prazeroso.
Agradeço a todos os meus professores que me enriqueceram com os seus conhecimentos e me deram o prazer de suas companhias.
Aos meus inúmerosamigos que fiz ao longo da faculdade, pelas duvidas tiradas, os cadernos xerocados, pelos trabalhos em grupo e pela sincera amizade.
A minha amada família: papai Dandolo, mamãe Christina e irmão Bruno, pelo incentivo, apoio e amor. Vale lembrar que toda família tem suas dificuldades, mas hoje eu percebo que os males servem para mostrar o quanto forte você pode ser, e caso haja uma recaída, seus entesqueridos sempre estarão ali para te segurar. Não importam o tamanho dos obstáculos, quando há amor, respeito e união numa família os obstáculos se tornam simples escadas, e nessa hora damos as mãos e juntos seguimos em frente.
E para finalizar, quero fazer um agradecimento especial a minha querida professora e orientadora Regina Braga, pelos ensinamentos em sala de aula, pela a excelenteoportunidade na iniciação científica onde eu tive a oportunidade de aprender muito, e principalmente, pela paciência e compreensão. Alem de ser uma profissional mais do que exemplar, também é um exemplo de pessoa.




RESUMO

GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE Chrysobalanus icaco L. (abajeru)

Nathalia Bagetti, Regina Braga de Moura

Populações de Chrysobalanus icaco, conhecido comoabajeru, vêm sendo reduzidas drasticamente pela sua exploração predatória com fins medicinais hipoglicemiantes. Além disso, suas sementes apresentam dificuldades para germinarem, necessitando de condições especiais do ambiente. Fatores físicos como temperatura e luz podem influenciar na germinação das sementes. Plantas de abajeru germinadas in vitro por processos biotecnológicos podem ser usadasna recomposição das populações naturais, e na obtenção de matéria-prima padronizada para fitoterapia. Este trabalho tem como objetivo estabelecer um protocolo de germinação in vitro de sementes de Chrysobalanus icaco. Testou-se a influência dos meios de cultura água gelificada destilada, MSO, MSO com diferentes concentrações de ácido giberélico e água gelificada destilada com carvão ativado;Testou-se a influência de luz branca, vermelho longo, azul e na ausência de luz; Testou-se a influência de escarificação com lixa, água a 80° C, ácido sulfúrico e incisão e testou-se a influencia de fogo e baixa temperatura. Com base nos resultados obtidos nos experimentos, observou-se que a melhor condição para a germinação de sementes de C. icaco ocorre com incisão como escarificação, na ausência de...
tracking img