Melanie Klein

Páginas: 13 (3243 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
FACULDADE














BIOGRAFIA E PRINCIPAIS TEORIAS DE MELANIE KLEIN
















Rio Branco
2012






BIOGRAFIA E PRINCIPAIS TEORIAS DE MELANIE KLEIN







Trabalho apresentado com o objetivo de obtenção parcial da nota da 1º NPC do curso de Psicologia, 2º ano, turno vespertino, na disciplina de Teorias da Personalidade, como obtenção danota da 4ª NPC.




Rio Branco
2012

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................
04
1 BIOGRAFIA ........................................................................................................
05
2 TEORIA DAS RELAÇÕES ENTRE OBJETOS …………………………….……..
07
3 TEORIAS DE MELAINE KLEIN……………..……………………………………….
08
3.1 DIVERGÊNCIAS E SEMELHANÇAS DA TEORIA FREUDIANA ………………
09
3.1.1 Teoria do Ego …………...…………………………………………………………
10
3.1.2 Posições Esquizo-Paranóide e Depressiva ………………….……………...
11
CONCLUSÃO …………………………………………………………………………....
13
BIBLIOGRAFIA …………………………………………………………………………….
14


















1. BIOGRAFIA

Melanie née Reizes que posteriormente ficou conhecida como Melanie Klein, nasceu nacidade de Viena no dia 30 de março de 1882. Filha do médico Moritz Reizes - judeu de origem polonesa provindo de Lemberg, situada na Galícia – e de Libussa Reizes – considerada uma jovem, muito atraente e instruída.

“Ela não foi uma filha muito esperada, nascendo depois de três filhos, em um ambiente dominado pelo desentendimento entre os pais. Sua mãe tinha uma natureza dominadora, eposteriormente transformaria o matrimônio e a vida familiar de Melanie em terrível suplício. Ela cresceu entre mortes e perdas dolorosas; aos quatro anos viu sua irmã Sidonie partir, vítima de uma tuberculose, com apenas 8 anos; aos 18 ela perdeu o pai, permanecendo sob o domínio materno; e quando ainda contava 20 anos de idade, Emmanuel, seu irmão preferido, com quem mantinha um relacionamento ambíguo,marcado por nuances incestuosas, faleceu ao não suportar mais a enfermidade, o peso das drogas e da angústia.” (INFOPÉDIA, on line)

É provável que tais acontecimentos podem ter influenciado a muitos de seus trabalhos onde é notável a existência de uma postura depressiva e melancólica. Esses essas perdas constantes deixam como herança para Klein um sentimento de culpa no qual também se encontramtraços em sua produção intelectual.
Em 1898, com 16 anos de idade, Melanie já pensa em estudar medicina enquanto está no ginásio e fazer especialização em Psiquiatria. Este ano, ela passa a fazer exames para o ingresso.
Já no ano seguinte, em 1899, Melanie conhece seu futuro marido, Arthur Stevan Klein, quatro anos mais velhos e um primo de segundo grau. Klein está estudando para ser um engenheiroquímico, em Zurique. Ele se propõe a Melanie logo após seu primeiro encontro, ela aceita. O engajamento matrimonial significa o fim das ambições médicas de Melanie. Alguns biógrafos de Melanie defendem a hipótese de que ela teria se casado pouco tempo depois da morte do irmão justamente para se sentir responsável por ela.
O Pai de Melanie, Moriz Reizes, morre em 06 de abril de 1900, com a idadede 72 anos. Esse é o mesmo ano em que Freud publicou livro “A interpretação dos Sonhos”.
Em 1903, com 21 anos, casa-se finalmente, devido talvez a uma crise financeira que atravessava a sua família, o que também pede ter influenciada sua desistência na faculdade de medicina, segundo alguns biógrafos. O casal fazia viagens constantes devido a necessidade requerida pelo trabalho de Arthur. Destematrimônio nasceram três filhos: Hans em 1904, Melitta em 1907 e Erich Klein em 1914, posteriormente conhecido como Eric Clyne, nascido no mesmo ano em que falece a genitora de Melanie.
A frustração e o luto constante promoveram o encontro com a Psicanálise. A morte de sua mãe, Libussa Reizes, foi o fator primordial para a iniciação de Klein com a Psicanálise,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melanie Klein
  • Melanie Klein
  • melanie klein
  • Melanie klein.
  • melanie klein
  • Melanie klein
  • Melanie Klein
  • Melanie klein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!