Masp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MASP
MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O MASP é definido por Método de Análise e solução de problemas, problemas em empresas que se relacionam com processos, produtos ou serviços. Deriva da ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões para garantir as metas necessárias (PDCA).
O problema complexo em que o MASP é aplicado é aquele que a empresa já tentou detudo para resolver, mas não teve sucesso. È um método com caminhos lógicos, procura maior beneficio ao menor esforço.
O que justifica a existência e o uso do MASP na solução de problemas em empresas são o risco, a incerteza e o baixo nível de sucesso de outras abordagens, sobretudo a tentativa - erro, intuição e a experimentação. Essas abordagens funcionam bem para problemas simples e debaixa complexidade, mas falham em problemas complicados e difíceis de compreender. É nesse contexto que o MASP mostra sua utilidade.
No Brasil o MASP já é utilizado há décadas e foi introduzido com o movimento pela busca da melhoria da qualidade que se iniciou a partir dos anos 70. Foi provavelmente um dos poucos legados da Gestão da Qualidade Total que sobreviveu aos modismos, àreengenharia e às turbulências do mundo globalizado e competitivo. Trata-se, portanto, de um método universal e conquistou seu espaço no mundo empresarial e na vida dos profissionais que já se utilizaram dele.

O MASP possui oito passos:

1 - Identificação do problema
2 - Observação
3 - Análise
4 - Plano de Ação
5 - Ação
6 - Verificação
7 - Padronização
8 - conclusão

O MASP é umadenominação brasileira. Em outros países ele possui diversas configurações, variações e denominações, como QC-Story, Structured Problem Solving, 8D, Quality Improvement Process, etc.


 







OBJETO DE ESTUDO


[pic]

Trata-se de uma empresa do que atua no segmento jóia contemporânea, cujos objetivos são oferecer elevação do auto estima da mulher, serviços de qualidade e priorizar oatendimento e a satisfação do cliente.
A empresa oferece variedade e qualidade em seus produtos garantindo assim sua participação no mercado nacional e futuramente internacional.
Garantem a melhor relação custo-benefício aos consumidores. Para tanto conta com uma equipe de vendas qualificada, continuamente treinada e com grande experiência no mercado, apta a levar aos clientes sempre amelhor solução em termos de qualidade e custo-benefício.
Toda a equipe da empresa é orientada para garantir o padrão de qualidade em todos os níveis do processo, de matéria-prima ao atendimento pós-venda, sua fábrica está localizada em Limeira.
Além disso, vinte e sete lojas de distribuição, estrategicamente localizados, permitem atender rapidamente às necessidades dos clientes em todoo Brasil.
Por fim, toda a operação financeira desta empresa é realizada com o auxilio da controladoria que esta subdividida em contabilidade gerencial e departamento financeiro, no qual estará sendo feita a análise de um dos processos administrativos de base ali existentes.







Identificação do problema




O maior problema do setor financeiro / contas a receber daBarbara Strauss é a falta de procedimentos práticos e teóricos interligados a um sistema de informação capaz de gerar relatórios precisos para conduzir a rotina da empresa. È uma empresa com expansão continua e acelerada e que não tem um alicerce fixo.
Dentre outros itens como:
-Notas Fiscais não são enviadas para a contabilidade no período correto;
-Notas Fiscais sem assinatura do responsávelpela solicitação do serviço ou produto;
-Notas Fiscais sem boleto;
-Emissão boleto de cobrança de Royalties/Propaganda por outra empresa,
-Abatimento de cartas de crédito apenas em boletos ficando assim diferente do valor da nota fiscal;
-Antecipação de todos os títulos por factorings.
-Controle rígido sobre os recebimentos de cartões.



Observação

Há vários meses o contas a...
tracking img