Maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O principal objetivo deste trabalho é discutir e conhecer sobre o conceito da Teoria de Maslow, que foi introduzida por Abrahan Maslow e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide se encontra as necessidades de nível mais baixo sendo que apenas quando satisfeitas escala-se para o nível mais alto quea auto realização.
No desenvolvimento do trabalho explicaremos com exemplos cada nível hierárquico da Pirâmide de Maslow. E no final daremos uma breve conclusão sobre o que foi discutido a respeito das necessidades humanas.

1. Biografia

Abraham Harold Maslow nasceu no dia 1 de abril de 1908 no Brooklin em Nova Iorque, seus pais eram imigrantes russos, não tinhamnenhum estudo e gostariam que seu filho fosse advogado.

Figura 1 – Abraham Harold Maslow
[pic]
Fonte – www.abraham-maslow.com

Maslow se casou com sua prima, Bertha Goodman, contra a vontade seus pais e após se mudar para Wisconsin conheceu Harry Harlow, famoso pelosestudos sobre comportamento com filhotes de macacos, despertando o interesse de Maslow pela Psicologia. Obteve os títulos de bacharel em 1930, mestre em 1931 e doutor em Psicologia em 1934.
Maslow retornou a Nova Iorque em 1935 e começou a lecionar na Universidade do Broklin, onde conheceu os psicólogos da época convivendo com estudos e pesquisas de orangotangos e macacos. Ele passou a seinteressar pela motivação humana iniciando produção de artigos sobre este tema chegando a sua mais conhecida obra, a Teoria a respeito da Hierarquia das Necessidades Humanas.
Depois de alguns problemas de saúde Maslow passou alguns anos na Maslow Cooperage Corporation, empresa de seus irmãos. E, dois anos depois Maslow voltou a Nova Iorque passando a dirigir a faculdade de Psicologia daUniversidade Brandeis onde ficou decepcionado com a resposta dos alunos as aulas. Publicou a obra “Motivation and Personality” que é aclamada até hoje pelos seguidores do autor.
Na década de 60 Maslow se envolveu com a área de Gestão de Negócios após entrar em contato com a obra de Peter Drucker e Douglas Mc Gregor. Então relacionou as teorias de motivação e personalidade com estudos degestão.
No final da década de 60 foi honrado como “Humanista do ano” pela Associação Americana de Psicologia o elegendo presidente.
Maslow morreu no dia 8 de junho de 1970, vítima de ataque cardíaco enquanto passeava próximo a sua residência.

1.1 Motivação Humana

O comportamento humano pode ser explicado pelas suas necessidades e desejos. Quando uma necessidade setorna ativa ela pode ser considerada um estimulo ao individuo determinando o que passa ser importante para a pessoa e molda o seu comportamento como tal. O comportamento motivado pode ser definido como uma ação que a pessoa usa para aliviar a tensão (agradável ou desagradável) que foi gerada pela presença da necessidade ou desejo.

Figura 2 – Comportamento Motivado dosIndivíduos
[pic]
Fonte – www.cedet.com.br
Quando a motivação não é realizada o individuo pose frustrar-se causando algumas atitudes como comportamento ilógico ou sem normalidade, agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida, nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios e digestivos, falta de interesse pelas tarefas ouobjetivos, passividade, moral baixo, pessimismo, insegurança, etc.
1.2 Pirâmide de Maslow

Maslow explica o comportamento humano em cinco níveis de necessidade que são dispostas em ordem hierárquica onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais.

Figura 3 – Pirâmide de Maslow...
tracking img