Quem canta seus males espanta...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO "QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA..."

E. E.Professor Luis Tadeu Facion
Professora : Rosane Aparecida Ribeiro
[pic]

"Deixe o som te levar"...

Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante...
Mexe com as emoções, equilibrando-as.
Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem.
Na Educação Infantil auxilia os pequenos na aprendizagem devido ao seu caráterlúdico.
No Ensino Fundamental permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
Na Educação Especial, abre possibilidades de aprendizagens para as crianças com deficiência.
A música é a alma da vida., entre neste universo e deixe-se levar

Temas Transversais: Pluralidade cultural interdisciplina com as demais áreas Português, Ciências, História e Apropriação dos recursostecnológicos.
No ambiente computacional que está sendo proposto, o computador assume o papel de ferramenta e não de máquina de ensinar. É a ferramenta que permite ao aluno realizar uma série de tarefas, das mais simples, como produzir uma carta, até as mais complexas, como a resolução de problemas sofisticados em matemática e ciências. Nesse sentido, o computador passa a ter uma função maior do quesimplesmente passar informação. Ele é uma ferramenta que o aluno usa para realizar uma tarefa. Nessa situação o aluno descreve as suas idéias para a máquina (na forma de um programa), a máquina executa "essa idéia" e o resultado pode ser analisado. Se o resultado não é o esperado, certamente o aluno será instigado a refletir sobre o seu trabalho. Do mesmo modo, o professor, através do trabalho doaluno, terá mais recursos para entender o que o aluno sabe e o que não sabe sobre um determinado assunto, conhecer o estilo de trabalho do aluno, bem como seus interesses, frustrações e desenvolvimento em diferentes áreas do saber.

Tempo De Duração: Decorrer do ano letivo
Fontes De Informação: Livros de música e CDs com cantigas de roda, MPB, etc.
Fonte: Cardápio de Projetos Programa escola queVale. São Paulo: CEDAC / Centro de Educação para a Ação Comunitária, 2002. (retirado do site http://cenp.edunet.sp.gov.br/letravida/arquivos/guia_estudos/guia_de_estudos-leitura-bloco11.pdf
http://ww.educared.org
Recursos tecnológicos Programas Utilizados: processador de texto, software e programas Power point
Colaboradores: Equipe pedagógica bem como a comunidade escolar.
Refletir sobre asdiferenças , sobre os caminhos para se buscar o conhecimento.
JUSTIFICATIVA:
Segundo o filósofo Nietzsche, "sem música, a vida seria um erro". Talvez, apenas essa citação já justifique o trabalho envolvido neste projeto. Muitas vezes, deixamos de cantar com nossos alunos por causa do tempo, por vergonha ou porque não entendemos o valor que a música tem na formação do repertório cultural de umapessoa. Por outro lado, passamos anos e anos cantando as mesmas músicas sem deixar que se amplie esse repertório. Por que é importante saber cantar Chico Buarque de Holanda, por exemplo?

Poderíamos fazer aqui uma grande lista com respostas, mas, em breves palavras, dizemos: porque Chico faz letras preciosas, sabe jogar com as palavras, viveu a ditadura (que lhe trouxe o exílio), passou por cima dacensura com músicas como "Apesar de você", é um grande conhecedor da nossa língua e consegue se colocar no lugar das mulheres, dos operários, dos que sofrem, dos que amam. Sempre com um respeito profundo (basta compararmos "O Grande Circo Místico" ou "Os Saltimbancos" com as músicas atuais que são oferecidas às crianças).

Assim, a escolha de um projeto que envolva a música deve passar porcertas perguntas: apenas um autor? (neste caso, seria interessante estudar um pouco da vida dele); um gênero? (aqui, caberiam vários autores – escolhendo-se Bossa Nova, o repertório a ser organizado contaria com Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, entre outros. Vale lembrar que as referências históricas desse movimento poderiam enriquecer os estudos); variações dentro do mesmo...
tracking img