Maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Por quais motivos a teoria de Maslow é uma das mais utilizadas para explicar o fenômeno da motivação no trabalho, tanto nos contextos organizacionais como institucionais?
Ao pensarmos em trabalhoe nos processos que o envolve, logo nos vem a ideia de uma condição onde o trabalhador ou funcionário que está na base da corporação ou empresa, é aquele que menos tem as suas necessidades pessoaissupridas, pois em termos populares é aquele que “carrega a empresa nas costas”, que trabalha duramente em troca de um piso salarial que ao seu ver não é suficiente, enquanto o patrão, aquele que estáhierarquicamente acima do sistema, recebe todos os lucros e satisfações plenamente realizadas. No entanto o que tem sido desenvolvido hoje em dia nas empresas. Maslow enumerou assim as necessidades doscolaboradores:

1- Fisiológicas – relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência
como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo etc. Quando há
insatisfação em todas as necessidades, são asfisiológicas que exercem
maior pressão sobre o indivíduo.
2 - Segurança – relacionadas à necessidade de se sentir seguro
e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc. Quando insatisfeitasessas necessidades o indivíduo entre num estado de emergência para
satisfazê-las.
3 - Sociais – necessidade de pertencer a um grupo social, de amor,
de associação, de participação, de afeição eamizade; Quando não estão
satisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros.
4 - Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatoresexternos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
5 - Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance dopróprio potencial.
Analisando os quesitos enumerados, acima, por Maslow, estes podem servir como base de estudos para o desenvolvimento da teoria na cadeia laboral.
No campo profissional, a teoria de...
tracking img