Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX
Herdeiro do ideário iluminista, Marx acreditava que a razão era não só um instrumento de apreensão da realidade, mas, também, de construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo o potencial de perfectibilidade existente nos seres humanos.
DIALÉTICA E MATERIALISMO
A tradição filosófica dominante na Europa até o início da modernidade pressupunha aexistência, além do mundo sensível e histórico, de uma outra dimensão mais real e povoada de substâncias ou de essências imutáveis que seriam os verdadeiros objetos do conhecimento.
A realidade histórica desenvolve-se enquanto manifestação da razão, num processo incessante de autossuperação desencadeado pelo conflito e pela contradição que lhe são inerentes.
O finito deve, portanto, ser apreendidoa partir do seu oposto, o infinito, o universal, e é essa relação entre o particular e a totalidade que Hegel denomina unidade dialética. O fenômeno torna-se inteligível ao ser articulado à totalidade em que se insere, ao ser constituído conceitualmente.
Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultamna negação e superação de uma determinada ordem.
Após a morte de Hegel, seu pensamento foi interpretado e, até certo ponto, instrumentalizado politicamente por seus seguidores o que deu origem a duas tendências: uma conservadora, de direita, e outra de esquerda, representada pelos jovens ou neo-regelianos, entre os quais encontrava-se Marx e Engels. De fato, o marxismo, desde seus inícios, manteráum intenso e duradouro debate com o idealismo regeliano.
Marx e Hegel questionam o materialismo feuerbachiano que se limitava a captar o mundo como objeto de contemplação e não como resultado da ação humana. Por isso, não fora capaz de vê-lo como passível de transformação através da atividade revolucionária ou crítico-prática.
Na sociedade capitalista, o sujeito que realiza as potencialidadesda história é o proletariado, libertando a consciência alienada que atribui à realidade histórica uma aparência mágica, enfeitiçada.
Marx afirma que a compreensão positiva das coisas “inclui, ao mesmo tempo, o conhecimento da sua negação fatal, de sua destruição necessária, porque ao captar o próprio movimento, do qual todas as formas acabadas são apenas uma configuração transitória, nada podedetê-la, porque em essência é crítica e revolucionária”. Com isso reforça as diferenças entre sua interpretação da realidade e as anteriores.
De acordo com o materialismo histórico, as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.
Conforme a perspectiva materialista e dialética, todo fenômeno social ou cultural éefêmero.
Segundo Marx, os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista, por isso suas teorias são comparáveis às dos teólogos, para os quais “toda religião estranha é pura invenção humana, enquanto a deles próprios é uma emanação de Deus”. Ele questiona a perspectiva para a qual as relações burguesas de produção são naturais, como sefossem “independentes do tempo”, sendo por isso consideradas como “leis eternas que devem reger sempre a sociedade. Portanto, o pensamento e a consciência são, em última instância, decorrência da relação homem/natureza, isto é, das relações materiais.
NECESSIDADES: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO
Na busca de atender suas carências, os seres humanos produzem seus meios de vida. É nessa atividade que recriama si próprios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação das sucessivas gerações.
Todos os seres vivos devem refazer suas energias a fim assegurar sua existência e a de sua espécie. Ao produzir para prover-se do que precisam, os seres humanos procuram dominar as circunstâncias naturais, e podem modificar a fauna e a flora.
Os resultados da atividade e...
tracking img