Bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO - BIOÉTICA - Profa. Dra. Marlene Boccatto
CARO ALUNO
Será que o papel do professor é só o de transmitir conhecimentos necessários para que você possa se transformar em um profissional de nível superior? As características da sociedade em que vivemos estão se renovando constantemente e exigindo que o indivíduo tenha à capacidade de auto dirigir-se, de identificar einterpretar a situação que o circunda, de recordar experiências passadas, aproveitando o que é útil para determinado momento, de ordenar e reordenar, a partir de novos critérios, de levantar hipóteses, de analisar, de solucionar. É preciso potencializar a intuição, a criatividade e a sensibilidade de cada aluno. Para isto, o professor é um facilitador, um agente de aprendizagem, catalizando assuas descobertas na área da biologia e assim, você crescerá à medida que nós estaremos estimulando o seu potencial. Portanto, é Importante a busca, a dedicação, o trabalho, o estudo do próprio aluno e a orientação, supervisão e avaliação do educador.
DICAS DA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR DA UNESCO
1. Seja flexível, isto é, não se especialize demais. 2.Invista na criatividade, nãosó no conhecimento. 3. Aprenda a lidar com incertezas (o mundo está assim). 4. Prepare-se para estudar durante toda a vida. 5.Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão. 6. Saiba trabalhar em grupos, bons empregos exigem isso. 7. Esteja pronto para assumir responsabilidades.8. Busque ser empreendedor, talvez você crie seu emprego. 9. Entenda as diferenças culturais (o trabalhoglobalizou). 10. Adquira intimidade com novas tecnologias, como a Internet.
AUTO-AVALIAÇÃO
1 - Faço as atividades exigidas em cada disciplina? 2 - Faço atividades complementares que vão além do exigido em cada disciplina (leitura, pesquisas, etc)? 3 - Procuro sanar as dúvidas que surgem em relação a cada disciplina? 4 - Sinto que tenho a formação necessária para o bom desempenho nas disciplinas? 5 -Procuro participar intensamente das atividades das disciplinas? 6 - Preocupo-me em ter um bom desempenho em cada disciplinas em relação ao conteúdo apreendido independentemente da nota que vier a obter? 7 - Participo das aulas, para isto devo estar presente? 8 - Sou assíduo e pontual às aulas? 9 - Sei trabalhar em grupos? 10 - Estudo regularmente para cada disciplina e não só às vésperas das provas?11 - Quando preciso faltar às aulas, tomo providências para ficar à par do que ocorreu? 12 - Procuro estabelecer relação entre os conteúdos abordados nas disciplinas com os conteúdos ou fatos já conhecidos? 13 - Sociabilidade - habilidade para relacionar-se com os outros alunos e com os professores? 14 - Não converso quando os professores ou os outros alunos estão falando sobre a matéria? 15 -Honestidade - participo na execução das atividades das disciplinas?
Prezado estudante: Quando estiver desanimado com os estudos (provas, trabalhos, etc), lembre-se de quantos que gostariam de estar em seu lugar e não se esqueça que você é um privilegiado, por cursar um nível superior.

“DEUS, CONCEDEI-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE EU NÃO POSSO MODIFICAR, CORAGEM PARA MODIFICARÀQUELAS QUE POSSO E SABEDORIA PARA PERCEBER A DIFERENÇA”.

“SE TODOS OS SEUS ESFORÇOS FOREM VISTOS COM INDIFERENÇA, NÃO DESANIMES, POIS O SOL, AO NASCER, DÁ UM ESPETÁCULO TODO ESPECIAL E, NO ENTANTO, A MAIORIA DA PLATÉIA CONTINUA DORMINDO”.

Conte seu jardim pelas flores, nunca pela folhas caídas... Conte os minutos de sua vida como se fosse viver eternamente... Conte as horas que passam, pelopulsar do seu coração e não conte pelos ponteiros de um relógio. Conte a sua idade pelos amigos verdadeiros que tem, nunca pelos anos que passaram... E através de toda a sua existência, conte as coisas boas que lhe aconteceram e não as coisas ruins...

“Uma estória sobre 4 pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NÍNGUEM, que se intitula – NÃO É COMIGO”. Havia um grande trabalho a ser feito e...
tracking img