Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marx é o sociólogo e economista do regime capitalista. Ele tinha uma teoria sobre o devenir pelo qual passará. Um sociólogo do tipo determinado, sociólogo-economista, convicto de que não podemos compreender a sociedade moderna sem uma referencia ao funcionamento do sistema econômico, nem compreender a evolução do sistema econômico se desprezamos a teoria do funcionamento. Enfim, como sociólogo,ele não distinguia a compreensão do presente da previsão do futuro e da determinação de agir.

A análise socioeconômica do capitalismo

O pensamento de Marx é uma análise e uma compreensão da sociedade capitalista no seu funcionamento atual, na sua estrutura presente e no seu devenir necessário.
A primeira idéia decisiva de Marx: a história humana se caracteriza pela luta de gruposhumanos que chamaremos classes sociais.
Escreve Marx: Para começar, a burguesia, classe dominante, é incapaz de manter seu reinado sem revolucionar permanentemente os instrumentos da produção. A burguesia não pode existir, sem transformar constantemente os instrumentos de produção, portanto as relações de produção, portanto o conjunto das condições sociais. Ao contrário, a primeira condição daexistência de todas as classes industriais anteriores era a de conservar inalterado o antigo modo de produção... No curso do seu domínio de classe, que ainda não tem um século, a burguesia criou forças produtivas mais maciças e mais colossais do que as que haviam sido criadas por todas as gerações do passado, em conjunto. Por outro lado, as forças de produção que levarão ao regime socialista em processode amadurecimento dentro da sociedade atual.
A ciência de Marx tem por fim demonstrar rigorosamente essas proporções: o caráter antagônico da sociedade capitalista, a autodestruição, inevitável dessa sociedade contraditória, a explosão revolucionaria que porá fim ao caráter antagônico da sociedade atual.
O pensamento de Marx é a interpretação do regime capitalista enquanto contraditório, istoé, dominado pela luta de classes.
Segundo Marx, a luta de classes tenderá a uma simplificação. Os diferentes grupos sociais se polarizarão em torno da burguesia e do proletariado, e é o desenvolvimento das forças produtivas que será o motor do movimento histórico, levando, pela proletarização e pela pauperização, à explosão revolucionária e ao surgimento, pela primeira vez na história, de umasociedade não-antagônica.
O texto célebre de Marx pode-se resumir o conjunto da sua concepção sociológica, referente às idéias essenciais da interpretação econômica da história.
Primeira idéia e idéia essencial: os homens entram em relações determinadas, necessárias, que são independentes da sua vontade. Há relações sociais que se impõem aos indivíduos, não se levando em conta suas preferências. Acompreensão do processo histórico está condicionada à compreensão de tais relações sociais supra-individuais.
Em toda sociedade podemos distinguir a base econômica, ou infra-estrutura, e a superestrutura.
O motor do movimento histórico é a contradição, em cada momento da história, entre as forças e as relações de produção.
Nessa contradição entre forças e relações de produção, é fácilintroduzir luta de classes.
Essa dialética das forças e das relações da produção sugere uma teoria das revoluções.

“O capital”

O objetivo de Marx é explicar o modo de funcionamento do regime capitalista, com base na sua estrutura social, e o desenvolvimento desse regime, com base no seu modo de funcionamento. Ele pretende ser um sociólogo. A compreensão do funcionamentodo capitalismo deve permitir compreender por que os homens são explorados no regime da propriedade privada e por que esse regime está condenado, por suas próprias contradições, a evoluir no sentido de uma revolução que o destruirá.
O capital é um livro de economia que é, ao mesmo tempo, uma sociologia do capitalismo e uma história filosófica da humanidade, embaraçada nos seus próprios...
tracking img