Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP – Faculdade Vargem Grande Paulista

Curso – Pedagogia

Disciplina – Filosofia

Professora – Fabiele Trujillo Silva

Tema – Marx

Alunos – Adenir – Adileide – Alexandre – Ana Celia – Paula – Taiara

Turma – 2° Semestre

Vargem Grande Paulista – 2012

INTRODUÇÃO

Uma das principais características deste trabalho é expor as ideias de Karl Marx e suas influências nafilosofia.
Iniciamos por perguntar quem foi Karl Marx e porque seus pensamentos até hoje são referências no estudo da filosofia e na educação.
Citaremos suas obras seus ideais, com o objetivo de oferecer ao leitor uma oportunidade de reflexão sobre o filosofo e compreender de que maneira Ele contribuiu e ainda contribui para nós nos dias de hoje.

O Capital

A grande obra de Max é O Capital, na qualtrata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de economia política, mas não só. Nesta obra monumental, Marx discorre desde a economia até a sociedade, cultura, política e filosofia. É uma obra analítica, sintética, crítica, descritiva, científica, etc... Uma obra de difícil leitura, aindaque suas categorias não tenha a ambiguidade especulativa própria daobra de Hegel, no entanto, uma linguagem pouco atraente e nenhum pouco fácil. Dentro da estrutura do pensamento de Marx, só uma obra como O Capital é o principal conhecimento, tanto para a humanidade em geral, quanto para o proletariado em particular, já que através de uma análise radical da realidade que está submetido, só assim poderá se desviar da ideologia dominante (“A ideologia dominante ésempre da classe dominante”) , como poderá obter uma base concreta sua luta política.

REVOLUÇÃO

Apesar de alguns leitores de Marx adjetivaram-no de teórico da inexistente em suas obras qualquer definição conceitual explícita, e específica do termo revolução. O que Marx oferece são descrições e projeções históricas inspiradas nos estudos que faz acerca das revoluções francesa, inglesa enorte americana. Um exemplo de prognóstico histórico desse tipo encontra-se em contribuição para a crítica da economia política:
Drástica entre teoria e pratica, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto real, integram uma mesma totalidade complexa.
O Marxismo constitui-se como a concepção materialista da História,longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a ideia sendo esta possível somente como desenvolvimento daquela e a compreensão das cias em seu movimento em sua Inter determinação que é a dialética, portanto não é possível entender os conceitos marxianos como forças produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histórico pois nãosão conceitos abstratos e sim uma abstração do real, tendo em conta pressuposto que o real é o movimento.
Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História e suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processode formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais. E com esta base filosófica é que Marx compreende todas as demais ciências, tendo sua compreensão do real influenciado cada dia mais a ciência por sua consistência.INFLUÊNCIAS

Algumas das principais leituras e estudos feitos por Marx são :
* A filosofia alemã de Kant, Hegel e dos neo-hegelianos (como Teuerbach e outros);
* O socialismo utópico (representado por Saint-Simon Robert Awen, Louis Blanc e Proudhon).
* E a economia política clássica britânica (representada por Adam Smith, David Ricardo e outros).
Ele estudou profundamente todas essas...
tracking img