Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING

1. INTRODUÇÃO AO MARKETING
1.1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Marketing
Segundo Philip Kotler – Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Para definição de marketing adotada pela AMA-AMERICAN MARKETING ASSOCIATION –marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Os dois conceitos mostram que o processo de marketing envolve a criação, a oferta, a livre negociação e a entrega de valor para o cliente.

VALOR = diferença percebida entre os benefícios obtidos com a troca eos custos envolvidos nesse processo.
BENEFÍCIOS se classificam em funcionais (função pelo produto adquirido) e emocionais (efeito psicológico).
CUSTOS não se referem somente ao aspecto financeiro, mas também o dispêndio de tempo, energia e desgaste psicológico (estresse de uma compra malfeita, percepção de risco, etc.).
VALOR= BENEFÍCIOS – CUSTOS
Muitas pessoas confundem marketing com vendase/ou propaganda. No entanto, a venda consiste apenas no fechamento da livre negociação, e a propaganda é um importante item do processo de marketing.

ELEMENTOS CENTRAIS DO PROCESSO DE MARKETING: produto, mercado, troca, relacionamento e redes, satisfação e fidelização, canais de marketing, concorrência, ambiente de marketing e mix de marketing ou composto mercadológico.
Elemento produto – équalquer coisa oferecida para satisfazer necessidades ou desejos de pessoas ou organizações. Pode ser um bem físico, um serviço, uma idéia, um lugar, uma pessoa e até uma instituição.
Elemento mercado – é o conjunto de pessoas ou organizações que possuem necessidades ou desejos que possam ser atendidos pelos produtos. Uma organização raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Um segmento demercado refere-se a um grupo de pessoas ou organizações que tem características similares no que se refere ao seu comportamento diante ao produto. Mercado-alvo é o segmento ou os segmentos nos quais a organização opta por atuar. Exemplo: mercado de lápis pode ser segmentado em público infantil (lápis coloridos) e público adulta (prefere lápis preto), e assim se uma organização preferir produzirlápis preto dever ter como mercado-alvo o público de idade adulta.
Estratégias de atuação para segmentação de mercados: marketing de massa, marketing de produto diferenciado e marketing de segmentos.
1 Marketing de massa – uma organização que produz, estabelece preço, divulga e distribui um produto, tentando atrair todas as pessoas aptas a usá-lo, mesmo que não atenda plenamente suas necessidades.Exemplo de marketing de massa na área bancária é a poupança;
2 Marketing de produto diferenciado – uma organização desenvolve produtos diversificados sem contar com a satisfação das necessidades específicas.
3 Marketing de segmentos – uma organização distingue aqueles mais adequados a sua atuação, escolhe um ou mais segmentos e desenvolve ofertas específicas para atender cada mercado-alvo.Elemento troca – é uma maneira de uma pessoa ou organização obter o que deseja. Para que a troca possa ocorrer, são essenciais 5 condições:
4 que haja pelo menos duas partes interessadas;
5 que as partes possuam algo que represente valor para outra;
6 que as partes tenham capacidade de comunicação e entrega;
7 que as partes estejam livres para aceitar ou recusar as condições
8 que as partesacreditem ser vantajoso participar da negociação.
Elemento relacionamento e redes – quando as partes envolvidas nas trocas se tornam constantes. Os públicos envolvidos na atuação de uma organização são chamados de STAKEHOLDERS.
Elemento satisfação e fidelização – é a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do resultado percebido de um produto em relação às expectativas do...
tracking img