Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIC TANGARÁ DA SERRA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO









CARLITO DE ALMEIDA ATAIDE

ELIANE APARECIDA

EUNICE VEIGA

ROSELI DIZERÓ

PATRICIA SOUZA

WILLIAN NOVODOVOSKI

SILMARA FOLHA










NEGOCIO INTERNACIONAL

SISCOMEX



















Tangará da Serra- MT 2012

CARLITO DE ALMEIDA ATAIDEELIANE APARECIDA

EUNICE VEIGA

ROSELI DIZERÓ

PATRICIA SOUZA

WILLIAN NOVODOVOSKI

SILMARA FOLHA












NEGOCIO INTERNACIONAL













Trabalho apresentado à disciplina de Negocio internacional, do 7º semestre do Curso de Administração, como requisito para obtenção de nota parcial do professor José Jaconias da Silva.Tangará da Serra-MT 2012

INTRODUÇÃO




Como o advento da globalização, tem se tornado cada vez mais necessário a integração e a comunicação entre as diversas partes do mundo.

Com o intuito de gerenciar e facilitar o processo de exportações e importações foi desenvolvido em 1992 o SISCOMEX- sistema integrado de comércio exterior.

OSiscomex é um sistema informatizado de registro, acompanhamento e controle de informações que possibilita as transações de comércio internacional e que passaremos a conhecer mais a diante sobre o mesmo nesse nesse estudo.












































SISCOMEX – Exportação e Importação




De acordo com o autor LOPES(1999), “com a nova política econômica e a abertura do comercio internacional, o Governo Federal determinou o desenvolvimento de um sistema de informações que integrasse as atividades dos principais órgãos públicos envolvidos com o Comercio Exterior: Decex, Bacen e SRF, de modo a uniformizar o tratamento dado ao fluxo de informações de importação e de exportação”.

Assim, foi instituído oSiscomex (Sistema Integrado de Comercio Exterior), que representa uma nova sistemática administrativa para o comercio exterior brasileiro, mediante a integração das atividades de várias instituições governamentais, no que se refere à orientação, ao acompanhamento e ao controle das diferentes etapas das operações de importação e de exportação, inclusive câmbio.

O Siscomex, que é peçafundamental da Política Ativa de Comercio Exterior e constitui passo significativo para o incremento da participação do Brasil no comercio internacional, constitui também ferramenta de trabalho indispensável para os órgãos executores – Secretaria de Comercio Exterior, Secretaria da Receita Federal, Banco Central do Brasil, Banco do Brasil e Serviço Federal de Processamento de Dados, para os órgãosintervenientes e para os demais agentes que participam do comercio exterior: bancos, corretoras, permissionários; depositários, transportadores, despachantes aduaneiros e, principalmente, importadores e exportadores.

Este sistema informatizado preserva as funções básicas dos órgãos envolvidos, porem, com eliminação da coexistência de controles paralelos ao adotar o fluxo único deinformações. Além disso, ele vai auxiliar na aplicação completa, uniforme e justa da legislação, contribuir para a melhoria dos controles, possibilitar a agilização no desembaraço de mercadorias, com redução do tempo de armazenamento e de liberação, etc.

Segundo GARCIA (1998), o Siscomex, instituído pelo Decreto nº 660/92, e planejado para ser implantado em 1º -12-1992, na parte relativa àsexportações, entrou em funcionamento em 4-1-93. Este sistema abreviou os prazos de conclusão das operações comerciais, beneficiando as mais de oito mil empresas já usuárias do sistema e possibilitando ao Governo melhores controles e maior eficácia fiscal na exportação de mercadorias.

Após sua implantação, constantemente são realizadas adequações que visam a aprimoramento do sistema e que...
tracking img