Trabalho de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salários

O salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, se bem administrado pelo departamento de recursos humanos da empresa, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional etrabalho executado, estando estritamente ligado a esses.

Portanto, podemos concluir que o salário não é fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao funcionário; é apenas a recompensa justa pelo seu trabalho, e o funcionário busca a garantia de sua sobrevivência. Porém, se analisarmos os fatores considerados como motivadores semlevarmos em conta a contrapartida salarial, estes perderão sua força de satisfazer necessidades, pois é muito importante para o funcionário que a relação entre esses elementos seja mantida. O salário vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho.


Política salarial

A política salarial determina as regras para a efetiva administraçãodos salários na empresa. De forma geral, essas regram estipular o salário de admissão, as promoções e reclassificações e poder de compra motivada por inflação.


Salário de admissão

O primeiro aspecto a ser determinado pela política salarial é o salário de admissão. Normalmente é estipulado o mínimo da faixa salarial de cada grau. Algumas empresas adotam um salário de admissão em torno dedez por cento abaixo da faixa, aumentando o salário do funcionário para o mínimo da faixa após completar o período de experiência.

Algumas organizações também permitem admissões com salário superior ao do inicio das faixas salariais. É muito importante que essas considerações façam parte da política salarial.


Faixa salarial

As faixas salariais são elaboradas de forma que os valoresmínimos e máximos abranjam os valores do mercado de trabalho especifico para a nossa organização.

As faixas salariais são atualizadas nas datas dos dissídios coletivos, pela aplicação dos mesmos índices fixados para esses reajustes, podendo sofrer revisões baseadas em pesquisa salariais.


Pesquisas salariais

São pesquisados salários e benefícios dos cargos enquadrados nos níveis profissionaisconsiderados representativos e facilmente comparáveis com os existentes no mercado de trabalho. A pesquisa é conduzida pela gerencia de remuneração e os dados são adequadamente tratados por métodos estatísticos.


Salário de admissão

O salário de admissão é o ponto de partida da evolução salarial do funcionário e não corresponde necessariamente ao mínimo da faixa, ressaltada o principio deque esse salário não poderá ser superior ao de um funcionário mais antigo no mesmo cargo.

Os salários admissionais podem ser determinados acima do mínimo da faixa, quando o candidato tiver qualificações excepcionais e que a companhia necessite para uma posição - chave. A gerência de remuneração tem a responsabilidade de recomendar essas ofertas de salários, levando em conta, externamente, aosrequisitos do mercado competitivo e, internamente, os salários dos profissionais com experiência e qualificações similares. Essas recomendações devem necessariamente ser aprovadas pela diretoria de recursos humanos e da área envolvida.
Aumentos salariais

O sistema prevê duas diferentes modalidades de revisão salarial.

• Reajustes salariais: são concedidos reajustamentos destinados áreconstituição dos salários que, para tanto, seguem os índices legais.

Os índices fixados são aplicados integralmente sobre o salário dos colaboradores admitidos ate o dia anterior á data do reajuste.

As correções coletivas serão aplicadas sem desconto dos demais aumentos individuais.

A critério da companhia poderão ser fixados índices superiores aos legais ou mesmo antecipações desses...
tracking img