Marketing internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos

Uma Visão Geral
Escopo e de os desafios do Marketing Internacional
Desafios do Marketing Internacional
A consciência Global das empresas
Orientação Estratégica

2.1 O Dinâmico Ambiente do Comércio Internacional
Barreiras Comerciais
Efeitos do Protecionismo
Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial

3.1 O Ambiente Cultural dos Mercados GlobaisOs Fundamentos da Cultura
Ambiente Político
Ambiente Legal Internacional

4.1 As oportunidades Globais
Pesquisa de Marketing como ferramenta de percepção de oportunidades
Mercados Emergentes
Regiões e Grupos de Mercado

5.1 Desenvolvimento de Estratégias Globais de Marketing
Planejamento de Marketing Global
Produtos e Serviços para empresas e consumidores
CanaisInternacionais de Distribuições
Comunicação Integrada de marketing
Administração de Vendas
Formação de Preços

6.1 Implementação de Estratégias Globais
Negociações com Clientes, Parceiros e Reguladores Internacionais
Introdução

No mundo globalizado de hoje em dia falar de marketing internacional é fundamental para a maioria das organizações, países e sociedade. Desde muitotempo, a atividade comercial entre civilizações ocorreu principalmente no último milênio. Foram os chineses os primeiros comerciantes internacionais. O comércio mais intenso entre os países surgiu 500 anos mais tarde e se proliferou principalmente por toda Europa.
Mas foi no início do século 20 que o comércio entre as nações se intensificou, criando inúmeras oportunidades de negócios para diversospaíses. Pode-se afirmar que as Revoluções Industriais foram as principais molas propulsoras desse processo que ganhou proporções gigantescas nos dias atuais.
Numa economia global e sem fronteiras, é questão de sobrevivência para as instituições buscarem novos mercados de atuação. Nessa busca, a correta administração e o conhecimento de todos os processos e questões que envolvem atuar em outropaís é que farão a diferença entre o sucesso e o fracasso.
É nesse ponto da história recente que surgem as definições, conceitos, estratégias e táticas, específicas para o marketing internacional. Hoje inúmeras atividades são globais em algum aspecto, tais como: tecnologia, pesquisa, investimentos, produção, marketing, distribuição entre outros.
O marketing internacional terá papel fundamentaisno fornecimento de soluções adequadas às necessidades de entendimento dos diversos cenários, e como atuar em cada um deles.
O tema cresce de importância à medida que ocorre o crescimento das nações, e aborda conceitos relevantes a todos os profissionais envolvidos em comércio internacional.
A seguir serão relatados os principais conceitos, definições, estratégias e práticas modernas para atuaçãoem mercados internacionais. Serão expostos casos e exemplos de organizações que decidiram adentrar em novos desafios, e que, enfrentaram dificuldades e inovaram na sua forma de administrar seus negócios, de forma que geraram receitas maiores e conquistaram inúmeros mercados.

1.1 Definições e Desafios do Marketing Internacional

Pode-se definir o marketing internacional como o desempenho deatividades empresariais designadas para planejar, definir preços, promover e dirigir o fluxo de produtos e serviços de uma companhia para clientes em mais de um país visando o lucro. A principal diferença entre o marketing doméstico e o internacional, é que o último atua em mais de país.
A principal diferença em atuar em mais de um país é a complexidade e a diversidade nas operações de cadapaís. Os conceitos, processos e princípios de marketing doméstico são os mesmos do marketing internacional. Vale destacar que no marketing internacional a compreensão do ambiente externo é se suma importância para o sucesso da organização. É nesse ambiente que se encontram a cultura dos povos, tecnologia, restrições legais, aspectos políticos, sociais, clima do país e uma série de outros itens que...
tracking img