Marketing internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O marketing internacional é importante porque o mundo se tornou globalizado, isto acontece todos os dias ao nosso redor, possui um grande impacto sobre nossas vidas e oferece novas oportunidades e desafios. Um marketing internacional bem-sucedido, entretanto, traz a promessa de uma melhor qualidade de vida, uma sociedade melhor, transações comerciais mais eficientes e até mesmo ummundo mais pacífico.

Marketing Internacional
Marketing Internacional é o desempenho de atividades empresariais designadas para planejar, definir preços, promover e dirigir o fluxo de produtos e serviços de uma companhia para clientes ou usuários em mais de um país visando o lucro.
Concorrência, restrições legais, controles governamentais, clima, consumidores inconstantes e uma variedade deoutros elementos incontroláveis podem afeta, e com frequência afetam, o resultado financeiro de bem-elaborados planos de marketing. De modo geral, o profissional de marketing não pode controlar ou exercer influencia sobre esses elementos incontroláveis, mas pode ajustar-se ou adaptar-se a eles de uma forma que seja consistente com um resultado satisfatório. O que torna o marketing interessante é odesafio de moldar os elementos controláveis das decisões de marketing (produto, preço, promoção, distribuição e pesquisa) dentro da estrutura de elementos incontroláveis do mercado (concorrência, politica, legislação, comportamento do consumidor, nível tecnológico e assim por diante) de tal maneira que os objetivos de marketing sejam atingidos.
Apesar de os princípios e conceitos de marketingserem universalmente aplicáveis. O ambiente no qual o profissional de marketing deve implementar seus planos de marketing pode variar significamente de um país para outro ou de uma região para outra. As dificuldades criadas pelos diferentes ambientes são a principal preocupação do profissional de marketing internacional.

Comercio Exterior
O comercio internacional ganhou uma importância ate entãonunca vista para a comunidade global. Nos séculos passados, o comercio era conduzido internacionalmente, mas nunca antes havia tido o impacto amplo e simultâneo que tem sobre as noções, empresas e indivíduos. Em cerca de cinco anos, o comercio internacional expandiu de 6,2 trilhões, em 2000, para 9 trilhões de dólares, em 2005. No mesmo período, o comercio internacional de serviços expandiu de1,5 trilhão para 2,1 trilhões. Isso representa um crescimento de cerca de 150% para comercio tanto de mercadorias quanto de serviços! Tal crescimento econômico é excepcional, particularmente porque, o crescimento dos negócios em âmbito global frequentemente superou o crescimento das economias domesticas nas ultimas décadas. O resultado é que muitos países consideram altamente vantajoso ter umaparticipação importante no mercado internacional.
A cortina de ferro se desintegrou, oferecendo uma vasta gama de novas oportunidades de marketing, embora em meio à incerteza. Empresas investem em escala global, e, consequentemente, indústrias inteiras transferem sua localização. A especialização internacional e a sinergia entre fornecedores tronaram a produção muito mais eficiente. Novas tecnologiasmudaram a forma como fazemos negociações, permitindo-nos fornecer e receber produtos do mundo inteiro através do uso da internet. Como conseqüência, cliente, líderes organizacionais, políticos e, às vezes, até as próprias empresas estão tendo cada vez mais dificuldade em identificar onde um determinado produto foi fabricado.
Há blocos comerciais como a União Européia na Europa, a NAFTA na Américado Norte, o Mercosul na América Latina e o ASEAN na Ásia. Tais blocos incentivam relações comerciais entre seus membros, mas, através de suas regras e padrões, afetam também as negociações e o fluxo de investimento de países não-membros.
Indivíduos e empresas chegaram ao ponto de reconhecer que estão competindo não apenas nacionalmente, mas também globalmente. O comercio mundial impulsionou as...
tracking img