Marketing empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Empreendedor





Patrícia Costa

Prof. Guilherme Pegorini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (RHU0038) – Prática do Módulo I
20/06/12





RESUMO


Este trabalho apresenta as diferenças do marketing tradicional do marketing empreendedor, podemos entender que o marketing empreendedor é voltado para as pequenas empresas, diferentemente domarketing tradicional que surgiu para ser aplicado em grandes empresas. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.



Palavras-chave:(MPEs) micro e pequenas empresas.
Normalização. NBR 6022.





1 INTRODUÇÃO


Num mercado tão competitivo como o atual existe alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado. Os estudos sobre o marketing empreendedor surgiram como reação às dificuldades de aplicação das noções tradicionais de marketing à realidade dos pequenos negócios. As bases do marketingtradicional foram desenvolvidas levando-se em consideração o contexto e a realidade das grandes empresas, enquanto os pequenos negócios apresentam particularidades que dificultam sua aplicação direta. Há de se lembrar que as micros, pequenas e médias empresas não são grandes empresas em miniatura.


O principal diferenciador das micro e pequenas empresas em relação às grandes organizações sãosua disponibilidade de recursos (financeiros, de pessoal, infra-estrutura, etc.) e seu potencial de desenvolvimento de capacidades significativamente mais restrito. (Stokes, 2000a; Gilmore, Carson e Grant, 2001). Isto gera sérias dificuldades para que os proprietários dirigentes e empreendedores destas empresas utilizem formas sofisticadas e formalizadas de gestão, como aquelas previstas pelomarketing tradicional.


Pode-se considerar, numa primeira análise, que o marketing tem muitas contribuições a oferecer ao estudo do empreendedorismo - assim como o empreendedorismo pode enxergar no marketing uma função crucial para alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao empreendedorismo. Muitos autores abordam o marketing empreendedor com o enfoque do marketing tradicionalaplicado aos pequenos negócios, sem ajustes profundos para o contexto destas organizações.










2 DESENVOLVIMENTO


Com a junção de dois campos de estudo até então analisados separadamente, o marketing e o empreendedorismo, surge o “Marketing Empreendedor”, o qual considera as práticas de marketing não estruturadas e consideradas informais, o que o difere do marketing tradicional quesurgiu para ser aplicado em grandes empresas.


O marketing empreendedor tem ganhado mais atenção dos estudiosos da área de marketing e passou a ser assunto de novos cursos relacionados ao tema. Na sociedade atual, encontramos um crescimento da necessidade de praticas empreendedora, principalmente nas economias emergentes. Quando as grandes corporações começaram a autorizar seus processos ereduzir seus quadros de funcionários, as micro e pequenas empresas ganharam importância na economia dos países.


É importante mencionar que micro e pequenas empresas possuem recursos escassos, sejam eles financeiros ou humanos e as práticas de Marketing Empreendedor são realizadas em grande parte por meio das redes de relações dos empreendedores, sejam elas pessoais, de negócios ousociais.


Com o crescimento da importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para as economias, e se considerarmos ainda que este campo de estudo é relativamente novo, em especial no Brasil onde publicações sobre o tema são escassas,  o estudo deste tema torna-se necessário.


Até pouco tempo atrás, marketing e empreendedorismo existiam como dois campos de estudo independentes. Com o...
tracking img