Cultura dos escravos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCRAVIDÃO:
A cultura que eles trouxeram



Equipe: Darlley Fernandes N°: 10 Série: 2° ano “A”
Joycilane Silva N°: 20 Turno: Tarde
Nalyson Albuquerque N°: 22
Karine Correia
Disciplina: História Professor: Rafael Queiroz


Pacatuba, Junho de 2012
Índice

ØIntrodução.............................................................................................01
Ø A cultura que eles trouxeram................................................................02
Ø Religião dos escravos...........................................................................02
Ø Arte........................................................................................................02
ØCulinária................................................................................................03
Ø Música e danças...................................................................................03
Ø Conclusão.............................................................................................04











“É na sala de aula que
se muda um país”
Introdução

Ao falarmos em escravidão, é difícil nãopensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-do-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelosabolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.
Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.
E comesses tráficos, os escravos poderá trazer consigo toda sua cultura instalando ela no Brasil, onde ela pode se evoluir com o passar do tempo, e essa cultura sempre ficará em memória dos escravos, onde veremos algumas partes dessa cultura no decorrer da história.










01
A Cultura que eles trouxeram
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil quesofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origemafricana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e RioGrande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Religião dos escravos
Os escravos africanos eram proibidos de praticar suas várias religiões nativas. A igreja Católica Romana deu ordem para que os escravosfossem batizados, e eles deveriam participar da missa e dos sacramentos. Apesar das instituições escravagistas e da igreja, entretanto, foi possível aos escravos, comunicar, transmitir e desenvolver sua cultura e tradições religiosas. Houve vários fatos que nos ajudaram a manter esta continuidade: os vários grupos étnicos continuaram com sua língua materna; havia certo número de líderes...
tracking img