FICHAMETO SCHWARTZ, Stuart. Trabalho e cultura: vida nos engenhos e vida dos escravos. In: Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru: Edusc, 2001. p. 89-121.

1350 palavras 6 páginas
ANGELIANE CASTRO DE SOUSA

FICHAMETO
SCHWARTZ, Stuart. Trabalho e cultura: vida nos engenhos e vida dos escravos. In: Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru: Edusc, 2001. p. 89-121.

2013.3
SCHWARTZ, Stuart. Trabalho e cultura: vida nos engenhos e vida dos escravos. In: Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru: Edusc, 2001. p. 89-121.

TRABALHO E CULTURA:
VIDA NOS ENGENHOS E VIDA DOS ESCRAVOS
Inicialmente o texto relata sobre o desejo dos historiadores das escravaturas americanas em inovar o contexto etnográfico das culturas escravas, pois para melhor compreensão dos engenhos e cativeiros ocultos precisamos ir fundo nas características peculiares, afinal para de fato aprendermos sobre a história da escravidão no Brasil precisamos identificar tais fatos, dai a preocupação em aprofundar se na religião, nos costumes, nas artes, nas famílias e comunidades de escravos. Naquela época, se enxergava os escravos principalmente como mão de obra escrava. Portanto os escravos eram divididos segundo seus senhores cada um na função que lhe cabia, pois o trabalho era sempre ligado as suas vidas, pois o trabalho era o núcleo da escravidão, em suas diversas formas.
AÇUCAR, TRABALHO E VIDA DOS ESCRAVO
A partir do século XVII, o Brasil tornasse o país líder em produção açucareira nos engenhos do novo mundo, proveniente do trabalho dos escravos. A produção da cana de açúcar tinha suas características próprias, necessitava de terras boas, e clima especial, além disso, necessitava de grandes investimentos em prédios e equipamentos, e por ventura de um grande numero de mão de obra, que consequentemente seria os escravos, que chegavam a trabalhar durante certos períodos do ano, expostos a diversos tipos de agressões, naturalmente precisava de um engenho para o processamento da cana. Eram duras as forma de trabalho nos engenhos de açúcar, tinhas épocas que era preciso se submeter ao trabalho noite adentro, sendo que os trabalhadores trabalhavam cerca, de

Relacionados