Marketing de relacionamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – FAF
CIÊNCIAS CONTÁBEIS






ANDERSON CORDEIRO
FELLIPE BARROS
FERNANDO PALMA
GABRIEL BARBOSA
PABLO HENRIQUE











MARKETING DE RELACIONAMENTO













Rio de Janeiro

2011


ANDERSON CORDEIRO
FELLIPE BARROS
FERNANDO PALMA
GABRIEL BARBOSA
PABLO HENRIQUEMARKETING DE RELACIONAMENTO











Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos de Marketing da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para obtenção de nota parcial do corrente período.














Professor/Orientador: Ronaldo Chataignier












Rio deJaneiro

2011
SUMÁRIO











































RESUMO


Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais definições de marketing de relacionamentos, desenvolvidas por autores de grande reputação dentro do âmbito administrativo e posteriormente fazer uma breve sintetização tomando como base a ideia principal de cadaautor.

Palavras-chave: Marketing, Marketing de relacionamentos e clientes.



1. INTRODUÇÃO



Diante da intensa concorrência no mercado atual, onde a variedade de produtos disponibilizados para os consumidores está cada vez maior e mais sofisticados, as empresas precisam buscar algum diferencial com o objetivo de atrair mais clientes para o negócio.


Toda aorganização independente de qual seja sua atividade, necessita conhecer o mercado no qual deseja atuar e também o perfil de seus clientes. Para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios de maneira consistente, é de fundamental importância definir e planejar estratégias de marketing para que venham a atender seus objetivos. No mercado competitivo as empresas devem estar atentas às práticas demarketing que desenvolvem, já que este está relacionado com as demais áreas da empresa e com sua razão de existir, que é satisfazer as necessidades dos clientes de forma lucrativa.


No cenário do mercado atual as instituições precisam investir nas relações com seus clientes, pois só assim, tendo um relacionamento duradouro e confiável, desenvolvendo uma comunicação intensa, será capaz de vendermais dado às dificuldades impostas nas relações de comércio. Com isso, surge o conceito de marketing de relacionamento capaz de atender as necessidades e desejos dos consumidores, e também a satisfazer as necessidades da organização.


2. MARKETING



No portugês a palavra Market significa mercado e “ing” é o gerúndio na lingua inglesa, passando um lógica de algo contínuo. Desta formapodemos dizer que marketing é participar do mercado.


É muito comum que o marketing seja confundido com outras palavras e expressões que, na verdade, são apenas subdivisões do marketing, como por exemplo, venda de produtos. O marketing, tem sim muito haver com o produto, mas é preciso entender que o marketing nasce muito antes e continua atuando muito depois do produto e mais ainda doprocesso de venda.


É importante entender que essas palavras, as quais se confundem com a definição de marketing, são apenas processos que integram a ideia geral. De forma resumida podemos dizer que o marketing começa nas pesquisas de mercado, para verificar a aceitação do produto e identificar o público alvo, passando pela forma como esse produto será apresentado aos consumidores,posteriormente intermedia a relação de compra e por fim trata da relação entre o consumidor e o fornecedor no pós-venda (garantias, suporte e etc.).


Ao longo do tempo têm surgido diversas definições de diferentes autores, para o termo marketing. Essas definições possibilita que encontremos conceitos formais e coerentes e outros relativamente vagos.


Para Kotler (1998, p. 31),...
tracking img