Marketing de Relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – O triângulo de marketing de serviços........................................................ 14
Figura 2 – Programação de mídia da Unimed Saturday Night Run............................ 17
Figura 3 – Retorno de mídia da Unimed Saturday Night Run..................................... 18



1 INTRODUÇÃO

Em um mercado competitivo no qual asempresas estão incluídas no dias de hoje, cada vez mais as organizações buscam se diferenciar perante o mercado em que estão inseridas e os departamentos de marketing têm um papel fundamental neste sentido.
Na área de marketing, muitos aspectos são considerados na estruturação de um planejamento deste setor e diferentes estratégias são traçadas. Mas um objetivo comum a todos eles – ou pelo menosdeveria ser – é criar um forte e duradouro vínculo com seus clientes. Mas, o que na teoria parece ser fácil, na prática são diversos fatores que agregam para que este objetivo seja alcançado. Uma ferramenta deste propósito é o marketing de relacionamento.
Neste cenário, uma ferramenta muito importante para que seja criado um relacionamento duradouro com os clientes e possíveis prospects1 é o evento.Um grande número de empresas utilizam deste recurso para lançamento de produtos ou serviços, ou para a fidelização de seus clientes. Mas são poucos que conseguem extrair benefícios destes eventos corporativos para construir ou consolidar uma rede de relacionamentos entre a empresa e seu público.
Assim, o intuito deste trabalho é a análise de um caso na cidade de Londrina-PR, onde a empresautilizou-se de um grande evento, para uma ação de marketing de relacionamento, tendo como objetivo o aumento na credibilidade de seu serviço, buscando a satisfação dos clientes para um estreitamento no elo entre empresa e consumidor.
2 OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo a análise de diferentes aspectos da área de marketing, para que se possa alinhar as estratégias do marketing derelacionamento, focada em eventos, transformando-os em verdadeiras ações de marketing. Estas ações que contribuirão na imagem e valor da empresa e sua marca.
Contribuindo com isto, este artigo também analisará um evento, com o objetivo de utilizar o case para ilustrar como o estudo e a utilização da disciplina de marketing podem alavancar um evento corporativo e também como o profissional de marketing deveestar atento aos diferentes pontos de contato entre a empresa e seu público.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para um melhor esclarecimento sobre esta área de conhecimento, fortemente ligada à Administração, o termo marketing é definido por Las Casas (2009, p. 15) da seguinte maneira:
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas orientadaspara a criação de valor dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos através de relacionamentos estáveis e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.
As trocas orientadas para a criação de valor citadas acima são fundamentais para o desenvolvimento de campanhas de marketing. Os relacionamentosestáveis contribuem em grande parte para este objetivo e é onde os profissionais mercadológicos devem focar suas ações.

3.1 MARKETING DE RELACIONAMENTO

O marketing de relacionamento é um termo considerado recente no estudo da Administração, mas o fenômeno já acontece desde o começo do comércio, onde era de costume os próprios comerciantes manterem uma relação próxima com seus clientes, que muitasvezes se tornavam até amigos. Já o termo é mais recente e Lovelock (2005, p. 279) comunica que:
O termo ‘marketing de relacionamento’ foi usado por Barbara Bund Jackson em seu projeto sobre o B-to-B no começo dos anos 1980, publicado em um livro inovador e em um artigo da Harvard Business Review, ambos em 1985. Ela usou o termo oposto ao marketing de transição. O termo foi usado por Len Berry...
tracking img