Marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FARROUPILHA – CESF

DISCIPLINA: MARKETING II













MARKETING DE RELACIONAMENTO



ACADÊMICO: GRACIELI




JULHO DE 2001






INTRODUÇÃO
Conquistar e manter os clientes é objetivo de toda empresa. Para isso as empresas devem usar técnicas adequadas e voltadas para a excelência do atendimento.
Através do uso de umaferramenta chamada “banco de dados” é possível monitorar o público alvo e estabelecer formas de atuação para a empresa.
O livro Marketing de Relacionamento nos mostra diversas formas de construir um bom relacionamento com o cliente . A seguir , trataremos de assuntos relativos à desafios das mudanças de mercado, programas de comunicação com o cliente, como construir um banco de dados,expectativas do cliente e diversos canais de contato entre este e a empresa.
















UMA MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO:
RETENÇÃO EM VEZ DE CONQUISTA

DESAFIOS DAS MUDANÇAS DE MERCADO
Os profissionais de Marketing estão sempre de prontidão para as mudanças; planos atuais são ajustados e planos futuros são estruturados tomando como base as mudanças antecipadas nomercado.
ECONOMIA
A população americana cresceu perto de 56 milhões em 25 anos (1965 à 1990), espera-se um aumento de 56 milhões antes de se atingir o pico e esse aumento espera-se num período maior, nos próximos 50 anos.
Com a queda de crescimento da população, o crescimento do produto nacional bruto também caiu. Comparando com 7% em 1984, em 1990 não passa de 3%.CONCORRÊNCIA
Produtos e serviços em todos os segmentos da economia estão se igualando, não existe mais um único produto dominando o mercado. EX: Head and Shoulders, o xampu líder tem 9% do mercado; a Texaco, a maior vendedora de gasolina, tem 7% do mercado americano.
Com a abertura de novos mercados as empresas estão mudando toda a sua mentalidade de distribuição;estão se obrigando a trabalhar mais em um Marketing voltado exclusivamente aos consumidores.
CONSUMIDOR
Conforme a concorrência vem mudando, da mesma forma o consumidor. A tendência não é mais os jovens fazerem o mercado, mais pessoas estão trabalhando após a aposentadoria e abrindo negócios próprios.
A lealdade da marca desapareceu a medida que os consumidores perceberamque elas são praticamente iguais e a maioria dos produtos não tem nenhuma diferença de qualidade. EX: Tubo de imagem de televisão. No Brasil existem quatorze marcas de televisão e apenas duas fabricas de tubo de imagem.
O PROPÓSITO DE UM NEGÓCIO OU DE UMA ORGANIZAÇÃO
Se perguntarmos a maioria dos empresários o objetivo da empresa, eles responderão “obter lucro”; e os líderesdirão que é a sobrevivência financeira.
“A proposta de uma empresa é contribuir com a sociedade; os lucros aparecem na proporção da contribuição. O lucro é um resultado, não um objetivo”.
ORIENTAÇÃO ATUAL DE MARKETING
Segundo livros, textos atuais de Marketing e a American Marketing Association, Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e gruposobtêm 0 que necessitam e desejam através da criação, oferta e mudança de produtos, bens e serviços de valor entre si.
SETE ELEMENTOS - CHAVE FORAM ASSOCIADOS A ESSA DEFINIÇÃO:
❖ Seleção de um mercado ou mercados – alvo;
❖ Identificação dos desejos necessidades demandas de um grupo selecionado de mercado;
❖ Combinação de produtos, bens e serviços existentes ou novos para atenderesses desejos, necessidades e demandas;
❖ Entrega de satisfação;
❖ Estabelecimento e administração de um “processo de mudança” para fixar preço, promover e entregar produtos, bens e serviços logisticamente;
❖ Antecipação da mudança que ocorrerá no mercado – alvo e no ambiente.
Apartir desses elementos aparece uma perspectiva chamada de Marketing de conquista, onde fica bem claro...
tracking img