Marketing das cidades

Páginas: 14 (3356 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES
4ª PERIODO DE CIENCIAS CONTABEIS











MARKETING DAS CIDADES
















CURITIBA 2010
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES
4ª PERIODO DE CIENCIAS CONTABEIS












MARKETING DAS CIDADES




ALUNOS:JULIANA CZAIA ; MARCOS ANTONIO; NIWESLEI GONÇALVES; SOLANGE FERREIRATrabalho apresentado para avaliação na disciplina de Marketing, do curso de Ciências Contábeis, turno noite, da Faculdades Integradas Camões ministrado pelo professor (a) Valéria












CURITIBA 2010







Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 4
2 MARKETING E TURISMO 5
2.1 Turismo 5
2.2 Marketing 5
2.3 Marketing turístico: 6
3. CURITIBA, UM CONCEITO EM SOLUÇÕES DEURBANISMO, EDUCAÇÃO E ECOLOGIA 6
3.1 Desenvolvimentos urbano de Curitiba 7
3.2 ATRATIVOS TURÍSTICOS DE CURITIBA 7
3.2.1 PARQUES: 7
3.1.2 Parque Tingüi 8
3.1.3 Parque Barigüi 9
3.1.4 Jardim Botânico 10
3.1.5 Parque Tanguá 11
3.1.6 Parque do Passaúna 12
3.1.7 Parque das Pedreiras 13
3.1.7.1 - Ópera de Arame 13
3.2.2 - Centro Histórico 14
3.2.2.1- O Largo da Ordem 14
3.2.2.2- O Bebedourodo Largo da Ordem 14
4. Curitiba: cidade modelo? 15
5. CONCLUSÃO. 16
6. Bibliografia : 17















1. INTRODUÇÃO

O setor do turismo tem sido alvo, nos últimos tempos, de uma forte explosão do desenvolvimento de idéias e ações. A demanda é crescente por causa do aumento da população e da complexidade urbana, provocada pelo capitalismo e seus modos de produção, e dabusca por opções diferenciadas para a satisfação pessoal. O turismo é evasão, sonho, saída do cotidiano e da mesmice. E o Marketing Turístico vem impulsionar o consumo desta necessidade pós-moderna: o “sair da rotina”.

O Turismo não se encaixa no quesito das necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde e educação, por ser considerado secundário na escala de prioridades dos consumidores.Mas a atividade turística deixou de ser vista como um capricho. Uma vez atendidas as suas necessidades primárias, o ser humano passa a relacionar suas necessidades principalmente com status, cultura e lazer – e é aqui que o turismo encontra sua atuação. 

E o turista procura aonde ir. Para se aproveitar possíveis potenciais turísticos de uma localidade, um município, um país, é preciso muitoplanejamento. Cabe às Administrações Públicas definirem seus objetivos - que serão descobertos através de um diagnóstico quase clínico da vocação turística a ser praticada e que poderá trazer os resultados esperados - e investir nisso, além do envolvimento da comunidade (da qual é necessário extrair quais os rumos seguir em relação à atividade).

De nada servirá uma cidade oferecer várias opçõesturísticas como, por exemplo, grande riqueza natural e cultural, se a Administração não desenvolver as medidas indicadas para impulsionar o desenvolvimento turístico. 

Concluindo-se que é função das Administrações Públicas desenvolver um conjunto de atuações fundamentais que caracterizam o mercado turístico em seu torno, este trabalho apresenta algumas reflexões a propósito da aplicaçãoespecífica do marketing à atividade turística, e traz o estudo da cidade.

Para isso, este artigo apresenta uma discussão sobre a aplicação do marketing ao turismo, que pode ser essencial para o desenvolvimento de um município, para propiciar a compreensão dos temas básicos do marketing e aplicá-los diretamente ao setor turístico e identifica as ações de marketing que auxiliam uma Administração Públicaa investir no potencial turístico da cidade. Unindo a teoria à prática, traz no estudo de caso um exemplo real e atual para mostrar que é possível se investir no marketing turístico e atingir bons resultados no desenvolvimento de um município, além de apresentar uma análise dos feitos da Administração da cidade 

A execução se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em registros escritos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing de cidades
  • Marketing de cidades
  • marketing politico na cidade de chokwe
  • Marketing na cidade da criança
  • Fichamento: Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares
  • PLANEJAMENTO DE A ES DE MARKETING PARA A CIDADE DE OLIVEIRA MG
  • Marketing do sexo: um estudo de caso na cidade de são luis
  • Implantação de plano de marketing em casa noturna na cidade de sarandi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!