Marketing de cidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

O marketing é fundamental para toda a sociedade nos dias de hoje, pode ser marketing de produtos, serviços, cidades, enfim tudo nos dias de hoje necessita do marketing.

Segundo Kotler (1980 apud DIAS, 2003), marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.

As cidades nos dias de hoje, estão cada vez maisusando o marketing para divulgar suas localidades, para atrair turistas, empresários, enfim atrair demanda e oferta.

Os tipos de marketing abordados nesse trabalho, é o marketing de cidade, e o marketing turístico

Um exemplo nacional de cidade que usa dos dois tipos de marketing, é a cidade de Gramado – RS no Brasil, com destaque de cidade de eventos, com três grandes eventos os quais são oNatal Luz; Festa da Colônia, e o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.

Outro exemplo, porém internacional, é a cidade de Dubai dos Emirados Árabes, que vende sua imagem como cidade moderna e futurista, o qual atrai grande demanda de turistas para apreciarem suas belas arquiteturas, e empresários pela sua grande demanda.

Marketing Turístico x Marketing de Cidades

Segundo Waechter (2008) oturismo é uma atividade econômica que mobiliza diversos setores produtivos de bens e serviços, requerendo o trabalho de inúmeras categorias técnicas e profissionais. Incorpora os serviços de dezenas de tipos de organizações que integram e complementam o produto turístico, como hotéis, restaurantes, centro de entretenimento e cultura, centros de reuniões, empresas de serviços receptivos,transportadoras, operadoras e agências de viagens.

Ainda Segundo Kotler (1974 apud WAECHTER, 2008) a administração de marketing consiste em analisar, planejar, implantar e controlar programas

destinados a levar a efeito as trocas desejadas com público visados e tendo por objetivo o ganho pessoal ou mútuo.

Podemos concluir então que o Marketing turístico são todas as ações no mercado turístico queprocuram atender ás necessidades dos clientes consumidores de produtos turísticos e mantê-los nas localidades, adiantando seus desejos e procurando uma perfeita relação de trocas entre o que o turista espera e o que a cidade tem a oferecer.

Por esse motivo, muitas são as cidades que elaboram o plano de marketing turístico de uma localidade, pois através do mesmo,podem obter melhores resultados noestabelecimento de uma marca “cidade”.

Plano de marketing turístico de uma localidade é definido como:

“Um documento escrito onde se detalham ações específicas derivadas da aplicação de técnicas de marketing (análise, definição de estratégias, medidas de controle) dirigidas a obter determinados objetivos mediante estratégias concretas, apoiadas nos elementos operacionais do marketing(políticas), e válido para um período de tempo concreto.” (BALANZA; NADIAL, 2003 apud DIAS, 2003).

Outro marketing utilizado pelas cidades é o marketing de cidades. Para Bautzer (2010), o marketing é usada para promover o desenvolvimento das cidades em uma perspectiva de espaço urbano contemporâneo, é preciso obter conhecimento, estratégias de marketing e uma imagem fortalecida.

Para Maciel (2011):O marketing de cidade, buscar uma “identidade” para a cidade e, a partir dela, buscar um “nicho de atuação”. Trata-se da transposição, para o setor público local, da lógica por trás da definição de objetivos, missão e valores, uma prática originalmente surgida para uso por organizações privadas.

O marketing de cidades impõe uma imagem sobre determinada cidade, e é essa imagem que eladivulga, para atrair investidores, empresários, no caso demando e oferta também.

Em muitos casos, cidades utilizam o mesmo marketing turístico como marketing de cidade, pois os dois possuem os mesmos conceitos e objetivos, há poucas diferenças entre ambos. A principal diferença é que o marketing turístico é voltado mais para atrair turistas, e o marketing de cidade é divulgado

mais para atrair...
tracking img