Marketing do sexo: um estudo de caso na cidade de são luis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 CONCEITOS DE MARKETING

O marketing, segundo os grandes autores, é definido como um conjunto de técnicas que envolvem pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, teste de mercado, avaliação de micro e macro ambiente, análise da concorrência, lançamento, política de branding e compostos de comunicação.
O Marketing é um processo social e gerencial através do qual, indivíduos e gruposobtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores, considerando as necessidades, desejos, demandas, produtos, trocas, transações e mercados.

2.1 MARKETING DE RELACIONAMENTO

O marketing de relacionamento enfatiza a construção e manutenção de relacionamentos lucrativos a longo prazo com os clientes, oferecendo-lhes maior valor e satisfação.
Omarketing de relacionamento parte da premissa de que as contas importantes precisam de uma atenção concentrada e contínua. É através do marketing de relacionamento, que as organizações podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes se tornem cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, pois indiretamentee imperceptivelmente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizado por aquela empresa, que a todo o momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações.

2.2 MARKETING PESSOAL

Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem comopara dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.
E é nessa perspectiva de promover a imagem individual que o marketing do sexo se apropria do conceito de marketing pessoal como uma ferramenta de comunicação que visa conquistar o consumidor criando uma ligação emocional entre ele e um produto, quemuitas vezes é o próprio corpo ou um produto ou serviço associado a ele.

2.3 MERCADO

Os mercados são constituídos de compradores que diferenciam-se em gosto, anseios, atitudes e práticas de compra, sendo assim, é como se cada um dos compradores fosse um mercado em potencial separado. Portanto, o profissional de marketing antes de montar uma estratégia, deve identificar e analisar um mercadoalvo.
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento decomportamento do consumidor e uma cuidadosa analise estratégica. Às vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos. (KOTLER, 2006. P. 236).

Em tempos atuais, as empresas concentram atenção em mercado-alvo em que o propósito de dissipar esforços errôneos,custos e despesas, aumentando assim, a eficácia de suas estratégias de marketing.

2.3 MARKETING DE SEGMENTO

Refere-se a um grande número de consumidores que possuem basicamente as mesmas preferências.
Os segmentos de marketing são identificados pelos profissionais. Os benefícios dos segmentos é que as empresas poderão planejar, definir preços, divulgar e fornecer o produto ou serviço deforma mais assertiva, para melhor satisfazer o mercado-alvo. No entanto, o próprio segmento é faccioso, pois nem todas as pessoas possuem os mesmos gostos. Uma estratégia então seria apresentar ofertas ao mercado flexíveis.
“Uma oferta ao mercado flexível consiste em duas partes: uma solução básica (produto e serviços valorizados por todos os membros do segmento) e opções (produtos e...
tracking img