Portaria 453

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

A Ressonância Magnética guarda alguma semelhança com a Tomografia Computadorizada, uma vez que também realiza cortes das estruturas corporais, porém com maior nível de detalhamento e nitidez. Com exceção dos pacientes portadores de marca-passo cardíaco, é um exame totalmente isento de riscos. Não há emissão de radiação. A Ressonância Magnética é conhecida desde 1940, inventadapor Purcell e Bloch, laureados com o Prêmio Nobel de Física em 1952.

Eduard Mills Purcell (1912–1997) Felix Bloch (1905–1983)

Na Ressonância Magnética, o corpo é submetido ao campo magnético que é aproximadamente 30.000 vezes mais forte do que aquele da terra. Esse campo magnético artificial faz com que os átomos de hidrogênio do corpo se alinhem em uma direção ao invés de uma bússola em umcampo magnético na terra. Quando o impulso é cessado, os átomos retornam à sua posição original. Durante este relaxamento, os átomos de hidrogênio emitem sinais ressonantes que são medidos.

1

2- Ressonância Nuclear Magnética

A Ressonância Magnética é um método de imagem que aproveita as propriedades naturais dos átomos existentes no corpo humano para criar uma imagem. Tomando por base apossibilidade de exposição à Radiação Ionizada, a Ressonância Magnética, por não utilizá-la, é um método mais inócuo que os Raios X tradicionais ou a Tomografia Computadorizada.

Com esse método é possível avaliar áreas específicas de importância, por exemplo, na doença de Alzheimer como o hipocampo. O termo hipocampo que define essa região do cérebro, recebe essa denominação pela semelhança com aforma de um cavalo-marinho.

A Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética mostram apenas as estruturas anatômicas do cérebro. Como o cérebro é um órgão estático, não se move como o coração ou pulmão, os Raios X tem escasso valor para a avaliação da função.

O valor dos tomógrafos de PET ou SPECT está relacionado ao estudo das funções cerebrais, das partes ativas ou não-ativas docérebro. Com esses exames é possível avaliar como as diferentes regiões do cérebro funcionam ao desenvolvermos as mais diversas atividades mentais, como por exemplo, pensar, lembrar, ouvir, ver, falar, etc.

2

3- Preparação para o exame

Para se fazer um exame de Ressonância Magnética é necessário pouca preparação. Como evitar comer e ingerir líquido aproximadamente 4 horas antes será útil se oexame for na região abdominal ou pélvica. Também é aconselhável ir ao banheiro antes, para que não haja a necessidade de interromper o exame. Cada clínica e hospital dispõem de seus próprios procedimentos, entretanto, todos os exames de Ressonância Magnética têm características comuns:

* Pede-se que o paciente use roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper, porque objetos metálicosafetam a qualidade das imagens. Em alguns casos, ele será orientado para trocar sua roupa por um avental hospitalar.

* Pede-se que o paciente retire qualquer jóia, maquilagem, prótese metálica ou cartões magnéticos.

* O paciente deverá informar, ao médico ou técnico que opera o equipamento, se usa marca-passo, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial,grampo de aneurisma ou se já foi ferido durante o serviço militar ou se já trabalhou diretamente em contato com metais. Qualquer peça metálica no corpo pode causar desconforto ou lesão quando em contato com o forte campo magnético do equipamento.

* Deverá informar também ao médico se estiver grávida.

3

4- Durante o exame

Diferente dos outros métodos de exame a Ressonância não utilizaa radiação ionizante, sendo um exame rico em informação de tecido muscular e sistema nervoso. Um especialista colocará o paciente na posição adequada na mesa de Ressonância Magnética e um dispositivo chamado de Bobina de RF será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame. Esta bobina é usada para receber as imagens do corpo do paciente. A seguir, o técnico colocará o paciente...
tracking img