Docs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

As pessoas vivem, atualmente, num mundo que passa por mudanças aceleradas. Estas últimas podem provocar tanto insegurança, quanto esperança.
A Escola do século XXI, não pode cerrar os olhos face ás realidades, tais como, a Globalização, expressões culturais diferentes, religião, terrorismo, violência, tecnologia, entre outras transformações que influenciam a educação de maneiratão contundente. O problema é ainda mais acirrado nas metrópoles, sobretudo, nas escolas que se encontram sediadas nas favelas com carências são notoriamente, observáveis.
Em vista disto, pergunta-se: qual a educação oferecida nas escolas atualmente no Brasil? Qual a educação que se quer oferecer? Qual seria então, o papel da educação?
Este trabalho traz as visões do que seria o papel daEducação no mundo tão mutável e de como o professor é o protagonista desta desejável educação, a qual formará indivíduos atuantes, críticos e sujeitos de si mesmos.

2 O Papel da Educação

2.1 Conceito e Sentido da Educação

As pessoas nascem “virgens”, isto é, desprovidas do conhecimento. Entretanto, elas precisam se relacionar com o mundo e com aqueles que as cercam daí a necessidade da educação. Éatravés da Educação que o indivíduo irá construir seu aparato intelectual para vencer as adversidades do mundo.
Para Paulo Freire (apud BARRETO, 1998), o processo de complemento e busca incessante de informações é o que constitui a Educação.
Educação, de acordo com o professor Celso Pedro Luft (2001) é: “Ação ou efeito de educar (-se). Desenvolvimento integral e Harmônico de todas asfaculdades humanas. Bons modos; cortesia; polidez.” E ainda, segundo FULANO DE TAL (ANO TAL) COLOCAR DO DICIONÁRIO ETMOLOGIA.
Assim, com o vínculo estabelecido entre os seres humanos e com os seres humanos e o mundo, nasce a carência da Educação. Esta relação vai completando os anseios das pessoas à medida que suas respostas são respondidas, fazendo surgir aí o conhecimento, acerca dos semelhantes e domundo.
Após algum tempo, o indivíduos necessitarão de um local onde colocarão em prática seus conhecimentos adquiridos previamente, ao passo que aprenderá uma gama maior de conhecimentos: a escola. Paulo Freire já dizia que “Ninguém educa ninguém. Ninguém educa a si mesmo, os Homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Assim sendo, fica claro o real papel da educação.
Quando surge ainterrogação: que tipo de formação docente, é adequada de forma a facilitar o maior grau de conhecimento por parte dos educandos? Em primeira instância deve se levar em consideração alguns fatores como o tipo de conhecimento adquirido por esse docente. Sim porque, esse conhecimento irá refletir diretamente, na sua prática pedagógica. Aquilo que o educador assimilou como sendo sua formação devefomentar, através de sua práxis, o desenvolvimento de pessoas que atuaram como sujeitos no processo da Educação.
Sobre esta afirmação diz BARRETO (1998, p. 61) em seu livro Paulo Freire para Educadores:

[...] Elas realizarão este esforço de aprendizagem para construir o seu saber, estimuladas por outros, mas de acordo com o já sabem, porque o conhecimento é social. Conhecer, porém, é uma aventurapessoal, impossível de ser transferida de uma pessoa para outra.

É através do cotidiano que as pessoas interagem umas com as outras e desta interação é que surge o desejo pelo conhecer, de adquirir aprendizado, papel que será desempenhado pela educação.

2.2 O Papel da Educação no século xxi

Seria utopia achar que existe um ideal de educação, um modelo pronto a ser seguido por todos.Realmente não existe, até porque a sociedade é formada por indivíduos adversos. O que se espera é um tipo de educação que transforme o meio em que vivem estes indivíduos, não de maneira ideológica, mas sim a fim de construir no educando o que ele necessita para modificar esta realidade.
Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p. 10), Paulo Freire descreve o que deve de fato pode e deve...
tracking img