marketing politico na cidade de chokwe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Marketing político 3
Estratégias de comunicação 4
Componentes da comunicação estratégica 6
Tratamento processual 6
Inserção na cadeia decisória 6
Gestão de relacionamentos 6
Planejamento 6
Monitoramento 6
Comunicação estratégica em marketing político na cidade de chókwè 6
Conclusão 7
Referências 8










Introdução

A comunicação política e as estratégias de marketinggovernamental são fundamentais para o êxito de qualquer governo na conquista pela opinião pública, bem como mecanismo de marketing nas democracias contemporâneas.
Hamel e Prahalad (1995); Bethlem (1998) consideram que o desafio das empresas é, na maioria das vezes, o resultado de sua incapacidade de regenerar suas estratégias. Ao refletir sobre tal abordagem, o planejamento estratégico torna-sefundamental na medida em que favorece a discussão da missão, dos objetivos, das políticas, das estratégias, das diretrizes e dos mecanismos de controle e avaliação Campos (2002). Para que ele seja possível é fundamental a elaboração de um plano de comunicação, desde sua implementação, seus planos de ação e seus resultados.

Todo bom candidato deve fazer chegar a sua mensagem, com o menor margem deerros possível, e com o máximo de percepção, para tal, é necessária uma boa estratégia de comunicação bem como o seu monitoramento.
No presente trabalho, pretendemos saber como a comunicação estratégica funciona, no âmbito do marketing político, para tal, é necessário compreender:
O que é marketing político;
O que é uma estratégia de comunicação;
O que é comunicação estratégica;
Enquadrar acomunicação estratégica no âmbito de marketing político, em Chókwè.
Para tal fizemos uma busca apurada nas referências citadas na bibliografia, assim com na pesquisa de opinião de alguns residentes na cidade em questão.










Marketing político

Segundo Rego (1985), “o Marketing Político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores,é o caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política”.
Marketing político para Lima (1988, p. 17), “é um conjunto de atividades que visa garantir a
maior adesão possível a uma idéia ou a uma causa que pode ou não ser encarnada na figura de uma pessoa.”

Kotler (1978) relata as abordagens de marketing necessárias para que um cidadão saia do anonimato e consiga ser eleito e permaneçaeleito, isto é, que um político possua uma meta dominante a fim de ser eleito e de que todos os seus planos e ações sejam escolhidos, visando a essa meta. O candidato é um novo produto procurando um lançamento bem sucedido no mercado de eleitores. Assim que for eleito, o candidato deverá sempre manter e cultivar a satisfação dos eleitores através de seu bom desempenho, organização, retóricaapropriada e carisma, pois “candidato carismático é aquele que dá a um grande número de eleitores a sensação de que irão, pessoalmente, beneficiar-se através da eleição do candidato”.
Como o público alvo do marketing político é o mercado eleitor, os profissionais de marketing direcionam as suas estratégias para satisfazer este segmento de maneira lucrativa. Em uma campanha eleitoral, depois de umapesquisa detalhada dos eleitores, o composto mercadológico é direcionado aos resultados dessa pesquisa.
Desde seus primórdios, o marketing político utiliza a comunicação para a conquista dos eleitores. Por meio de variados instrumentos (comerciais, debates, redes sociais), informações partem dos candidatos e transcorrem até os eleitores. As informações têm dois objetivos principais: 1)conquista deeleitores; 2) desconstrução de candidatos. Quanto ao primeiro objetivo, o competidor busca fazer com que eleitores o escolha no dia da eleição. No que condiz ao segundo, o competidor age com o objetivo de retirar votos do seu oponente (ou oponentes) e ser, possivelmente, depósito de tais (WRING, 1997; MAAREK, 2011).
O marketing político se caracteriza pela utilização de variadas ferramentas que...
tracking img