Biografia do hollerith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1860: Nasce Herman Hollerith, "pai" do processamento de dados
 

Herman Hollerith
Em 29 de fevereiro de 1860, nasce nos Estados Unidos o estatístico Herman Hollerith, inventor de uma máquina decontar considerada precursora do moderno sistema de processamento de dados.
 
Sete anos foi o período necessário para processar os dados do censo de 1880 nos Estados Unidos. Para não perder tantotempo, em vista da nova contagem populacional marcada para 1890, era urgente encontrar uma forma que abreviasse a apuração. Justamente nesta época, um jovem descendente de alemães concluía o curso deEngenharia de Minas na Universidade de Columbia, no estado norte-americano de Nova Iorque.
Herman Hollerith era fascinado por estatísticas. Seu objetivo: inventar uma máquina que conseguisse reunir eavaliar um grande número de dados sobre um tema. O matemático inglês Charles Babbage já havia inventado uma engenhoca que conseguia efetuar as quatro principais operações matemáticas. A memória da"calculadora" baseava-se em cartões perfurados. Mas, por falta de interesse, seu invento ficou engavetado durante 70 anos.
Hollerith baseou-se na idéia de Babbage e, em 1889, criou a máquina que contausando cartões perfurados. Além disso, a posição dos furos no cartões fornecia informações adicionais como idade ou profissão do entrevistado. A leitura dos dados era feita com agulhas metálicas.Quando elas se encontram num furo do cartão, fecha-se um circuito elétrico, acionando assim o sistema de contagem.
A "Máquina do Censo" foi aprovada com sucesso num teste em Saint Louis. O governonorte-americano ficou tão entusiasmado que contratou Hollerith para o processamento dos dados do censo geral de 1890. Valeu a pena. Em vez de sete, a apuração levou apenas dois. Só uma coisa frustrou osnorte-americanos. Em vez dos esperados 75 milhões de habitantes, os Estados Unidos tinham "apenas" 62 milhões.
Chegada à Europa
A Europa conheceu o inventor de origem alemã durante a Exposição Mundial...
tracking img