Historio do so

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História dos Computadores
O Computador é uma maquina muito interessante, pois poucas ferramentas permitem você executar e ter a sua disposição um enorme leque que soluções para suas tarefas do dia a dia.
Tamanha é a sua qualidade que até a metade da década de 1960, os computadores eram máquinas caríssimas, e geralmente eram usadas somente para determinados objetivos em grandes empresas einstituições.

Até o século XIX, a palavra computador era utilizada para designar a pessoa que tinha a função de fazer contas e fazer problemas que envolvessem números. A aplicação do termo ao moderno computador só apareceu em 1944, quando o jornal inglês London Times fez uma matéria sobre os equipamentos que no futuro poderiam substituir o esforço humano. Em 1982, a revista Time deu, pela primeiravez, o título de “O Homem do Ano” a um computador. Porem tudo isso que temos hoje não surgiu pronto sem mais nem menos. Toda a era da Informática teve que passar por grandes evoluções até chegar ao Computador que e usado hoje. Não houve um inventor do computador,mas o aperfeiçoamento de várias engenhocas que deram origem ao que hoje conhecemos.

É sabido que os humanos sempre tiveram a necessidadede calcular, seja para dividir os animais em grupos, definir os limites de suas terras ou repartir a comida. Usou-se os dedos, fez-se marcas na areia ou nas pedras, mas em um determinado momento esse tipo de técnica já não era mais suficiente para cálculos mais complexos.

INICIO

2000 a.C. - O Ábaco
Há cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculoe numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum "aparelho" para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas (pedaços de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas, nascia o primeiro modelo de Ábaco conhecido. Todavia, somente muito tempo depois surgia um modelo maisevoluído e que é usado até hoje no oriente: o ábaco chinês. Existem diversos modelos de ábaco, como o russo ou o japonês, mas a versão chinesa tornou-se a mais conhecida mundialmente. O ábaco mostrou-se tão eficiente e simples de usar que nada melhor que ele surgiu até o século XVII.
 
[pic]
 
1622 d.C. - A régua de cálculo
Por volta do século XVII, pensadores do mundo todo se empenhavam emdesenvolver sistemas cada vez mais complexos e eficientes de calcular. Um dos métodos mais eficazes descobertos na época foi criado pelo escocês John Napier, que introduziu à comunidade científica o cálculo logarítmico em 1614. A própria palavras logaritmo foi escrita pela primeira vez por Napier a partir do grego "logos" (que significa razão) e "aritmos" (que quer dizer números). A junção dasduas, em português, seria algo como "razão dos números". Os cálculos e tabelas criadas por Napier após exaustivas horas de cálculo foram usados por William Oughtred por volta de 1620 para desenvolver a régua de cálculo.
 
[pic]
 
1642 - A máquina de Pascal
O próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi a invenção da primeira "engenhoca" capaz de somar ou diminuir números muitorapidamente. A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os números a serem somadao ficassem expostos no mostrador.Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso pois não foram produzidas mais de cinqüenta unidades e seu preço era excessivamente alto.
 
[pic]
 
1672 - A Calculadora de Leibniz
A Máquina de Pascal era boa, mas as operações mais complicadas e trabalhosas...
tracking img