Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










INTRODUÇÃO

É de nosso conhecimento que a Psicologia a é a ciência do comportamento. No decorrer da historia buscou-se maneiras mais adequadas de se estudá-lo. Uma palavra da língua inglesa é empregada para designar uma corrente de pensamento Psicológico, o Behaviorismo. Que deriva do termo inglês behaviour (Reino Unido) ou behavior (EUA) que significa comportamento,conduta.

Behaviorismo é um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia que tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo que com diferentes maneiras de estudar ou explicá-lo. Para o behaviorismo o comportamento pode ser explicado sem que seja precise se recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos, para os behavioristas o comportamento é causa dos meiosexternos em que o indivíduo se encontra.

DESENVOLVIMENTO
 O Behaviorismo de Watson: Foi o primeiro estágio; o Neobehaviorismo, o segundo estágio, cujos teóricos compartilhavam alguns pontos em comum, como o estudo da aprendizagem como constituinte  do tópico  central  da psicologia,  e o entendimento dos comportamentos por meio das leis do condicionamento, independente da sua complexidade e aadoção do princípio do operacionismo pela psicologia. Já o terceiro estágio foi o Neo-neobehaviorismo ou o Sociobehaviorsimo, que se destaca pelo retorno do estudo dos processos cognitivos, porém mantendo o enfoque na observação do comportamento manifesto, o que perdura até os nossos dias.
O Operacionismo era a principal característica do neobehaviorismo e “tinha por objetivo proporcionar umalinguagem e uma terminologia mais objetivas e precisas à ciência e livrá-la dos pseudo-s”.
Edward Chence Tolman:

Beaviorismo intencional: o sistema de Tolman, que combina o estudo objetivo do comportamento com a ponderação da intenção ou a orientação do propósito no comportamento.

As variantes intervenientes: Tolman acreditava  que  as  causas iniciadoras  do comportamento  e  ocomportamento final deveriam ser passíveis de observação objetiva e de definição operacional, relacionou cinco variáveis independentes como as causas do comportamento: o estímulo ambiental; os impulsos fisiológicos; a hereditariedade; o treinamento prévio e a idade, sendo o comportamento uma função dessas cinco variáveis e expressada por meio de uma equação matemática.
Teoria do aprendizagem: Tolmanacreditava que todo comportamento animal e humano (exceção feita aos reflexos simples e aos tropismos ou movimentos forçados propostos por Jacques Loeb), é passível de ser modificado por meio da experiência; assim, a aprendizagem tem um papel importante em seu behaviorismo intencional.

Clark Leonard Hull: 

A metodologia objetiva e a quantificação: Esses métodos se caracterizam pela maiorobjetividade possível. Além disso, sua abordagem da psicologia caracteriza-se pela quantificação. As leis do comportamento devem  ser enunciadas ou expressas na linguagem precisa  da  matemática,  razão  por  que  a quantificação constitui a segunda pedra angular sobre a qual Hull edificou seu behaviorismo.

Os impulsos: A teoria da aprendizagem concentra-se primordialmente no princípio do reforço,que é, em termos essenciais, a lei do efeito de Thorndike.

Aprendizagem: A teoria da aprendizagem de Hull concentra-se no princípio do reforço.

B.F Skinner:
• Condicionamento operante: Situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo em vez de eliciado por estimulo detectável.
• Lei da aquisição: A força de um comportamento operante aumenta quando, em seguidarecebe um estímulo reforçador.
• Esquema de reforço: São condições que envolvem diferentes razões ou intervalos de tempo entre reforços.
• Os aparelhos de condicionamento operante de Skinner: Berço automático, chamado de “Bebê Conforto” foi um deles. E ainda a máquina de ensinar. Este trabalho está resumido em TheTecnologic of teaching (1968), que foram amplamente empregadas nas décadas de...
tracking img