Marketing criando um produto novo com os 4 ps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4418 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

curso superior de administração - bacharelado

LUIZ ANTONIO DOS SANTOS

Estratégia de Marketing

Entre Rios de Minas
2009
Luiz Antonio dos Santos

Estratégia de Marketing

Trabalho final da diciplina Estrategia Marketing apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel emAdministração.

Professor: Alexandre Cabral

Entre Rios de Minas

2009

1. Faça um resumo dos tipos de segmentação de mercado consumidores em variáveis de segmentação (critérios geográficos, demográficos, psicográficos e comportamento de compra).

R: Parece uma tarefa fácil segmentar um mercado, mas na realidade existem muitas dificuldades. A empresadeve pensar sempre numa forma de atuar no mercado.
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve seridentificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
“A segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potências que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra.” Churchill (2000).
“Os indivíduos ou organizações em cada grupo – ou segmento – do mercado podem responder de maneirasemelhante a uma determinada estratégia de marketing.” Churchill (2000).
Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira. Um único composto de marketing raramente é adequado para atender às necessidades e desejos de todo o mercado de um produto. Portanto as organizações estão segmentando seus mercados para atender seusconsumidores de maneira mais eficaz. As organizações segmentam seus mercados, escolhem um ou mais segmentos e desenvolvem produto sob medidas para esse segmento melhores que seus concorrentes, pois é uma estratégia mais eficiente num mundo competitivo onde vivemos. Mas antes de definir o composto que irá satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é preciso entendê-los.
Antesmesmo que uma empresa possa efetivamente comercializar os produtos delas com os consumidores, ela deve entender plenamente o que você quer e necessita daquele determinado produto.
Os mercados se diferem de várias formas, quanto aos desejos, recursos, localidades, atitudes de compra e práticas de compra, enfim os mercados podem ser segmentados de várias maneiras. Quando uma empresasegmenta o mercado, torna-se mais fácil satisfazer suas necessidades e desejos, pois o composto de marketing será desenvolvido às necessidades específicas daquele segmento. Agora quando se trata de desenvolver um composto dirigido a grandes mercados, formado por consumidores com diferentes necessidades, o trabalho fica bem mais difícil. Por esta razão que a segmentação do mercado facilita a empresadesenvolver e comercializar produtos que se aproximem mais à satisfação das necessidades de seus consumidores.
Em seguida, é preciso separar os consumidores em grupos, de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha matizes específicos, que são semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos. Esta divisão pode ocorrer segundo critériosgeográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais. Os segmentos resultantes desta divisão devem ser avaliados segundo o tamanho, potencial de crescimento e atratividade, em relação aos objetivos e recursos da empresa.
Nível de segmentação de mercado
A segmentação é um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. Segundo Kotler (1998), “as empresas...
tracking img