Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DE SISTEMAS

Sistema, do grego, significa combinar, ajustar, formar um conjunto. Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Surgiu da percepção de cientistas que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis em outras ciências, sejam físicas, químicas ou sociais. Ludwig Von Bertalanffy lançou em 1937 a teoria geral dossistemas, onde foi reconhecida amplamente apenas na década de 60. Na visão de Bertalanffy isso através de sua teoria na física, na biologia e nas ciências sociais. Através da teoria de sistemas as ciências foram vendo que, por fim, se completavam.
Bertalanffy escreve: “Existem uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais. Essa integração parece orientar-se rumo à umateoria dos sistemas.”
Vários autores tinham referências diferenciadas desta teoria, dentre eles se destacam Taylor, Fayol, Mayo, Follet e Barnard.

PRINCIPAL PRECURSOR

Nascido em Vienna, em 19 de setembro de 1901, foi o criador da teoria geral dos sistemas. Estudou biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas de crescimento, sendo que, a maior parte do seu trabalhocientífico foi nos Estados Unidos. Datados pelos anos 20, surgiram os seus primeiros trabalhos, falando sobre a abordagem orgânica, como não concordava com a visão cartesiana do universo, colocou a abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a idéia de que o organismo é um todo maior do que a soma das suas partes.

TEORIA BÁSICA DOS SISTEMAS

Na teoria dos sistemas, por ser muitoamplo, não pode ter todos os seus elementos descritos significativamente.
 Os sistemas existem dentro de sistemas. As moléculas existem dentro de células, as células dentro de tecidos, os tecidos dentro dos órgãos, os órgãos dentro dos organismos... Deixando claro a dependência de um com o outro.
 Os sistemas são abertos. Ele é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio com oambiente.
 As funções de um sistema são dependentes de sua estrutura. Para os sistemas biológicos e mecânicos essa afirmação é intuitiva. Por exemplo, os tecidos musculares se contraem porque são constituídos de uma estrutura celular que permitem contrações.

CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS

Classificaremos abaixo a grande variedade de sistemas e tipologias:
Na sua constituição os sistemas podemser:
• Físicos: coisas concretas.
• Abstratos: quando não há realidade, pois pode ser composto por idéias, hipóteses, etc..
Quanto á sua natureza, os sistemas podem ser:
• Abertos: evitam o aumento de entropia e podem desenvolver-se em direção a um estado de crescente ordem e organização, assim, essa natureza de sistema está aberta a relações de intercâmbio com o ambiente. Os sistemas abertosnão podem viver isoladamente.
• Fechados: são os sistemas sem intercâmbio com o meio ambiente. São os que com sistema totalmente programado, podem viver isolados e não influenciam com o ambiente.
A categoria mais importante dos sistemas abertos são os sistemas vivos, abordando níveis do indivíduo, do grupo, de organizações e de sociedades. ( tabela I)

PARÂMETROS DE SISTEMAS

Sistema é umprocesso em marcha. Para Obtner qualquer coisa que esteja em movimento ou que mude de estado, em um processo para ser considerado um sistema. Essa afirmação está correta, mas incorreta quando falamos de sistemas como telefônico ou de rádio comunicação que necessitam de movimento no sentido convencional.
O sistema se caracteriza por determinados parâmetros. Parâmetros são constantes arbitrarias quecaracterizam por sua propriedade o valor e a descrição dimensional de um sistema específico ou de um componente de sistema.
Parâmetros de sistema são:
• Entrada ou insumos: é a força de arranque ou de partida do sistema.
• Saída ou produto ou resultado: é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema. Os resultados de um processo são as saídas. Estas devem ser coerentes...
tracking img