Atps quimica 1 serie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS QUIMICA
1-Cinco características dos metais.
R: São bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação utensílios de cozinha, ferros elétricos ,etc., apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante, normalmente, possui cor branca prateada, pois refletem bem todas as freqüências deluz; podem ser entortados alguns são mais duros outros mais moles , porem uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade ; resistência ao calor com exceção do mercúrio, todos os outros metais se encontram no estado sólido a temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.
2-Como ocorre a ligação metálica.
R: Consideramos um cristal de lítio metálico : ésabido que na sua rede cristalina cada átomo de lítio encontra- se rodeados por oito visinhos próximos.
No entanto o elemento lítio possui apenas um elétron de Valência, sendo assim não pode fazer oito compartilhamento com os oitos visinhos ( a ligação covalente esta descartada) . Ma o Lítio cuja camada de Valencia é a segunda, possui espaço para oito elétrons e , por isso , seu elétron e o dosvisinhos podem acomodar- se nesta região. Assim cada átomo de lídio tem abundancia de espaço vazio(orbitais de Valencia vazio) e escassez de elétrons de Valencia.O elétron de Valencia de cada átomo de lítio encontra sempre à sua volta orbitais de Valencia vazios. Isso significa que eles acabam tendo liberdade de movimento. Por onde quer que eles se movam, encontram sempre núcleos positivos paracompensar a carga negativa região quase uniforme , de energia potencial baixa. Nessas circunstâncias podemos explicar por que estes elétrons se movem facilmente de um lugar para o utro ao longo do cristal metálico.
3-O que é Liga metálica , cite nome e composição.
R: Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não- metais, mas sempre com predominância do primeiro. As ligaspodem ser formadas pela mistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.
Exemplo de ligas metálicas:
Liga: Aço - Composição : Ferro e Carbono
Liga: Latão - Composição : Cobre e Zinco
Liga : Solda Composição : Chumbo e estanho.
4-Resumo: FERRO
Tem se indicio do uso do ferro, seguramente procedente de meteoritos.O ferro não é encontrado puro na natureza, ele é extraído sob formade minério, principalmente em forma de oxido , destacando se : a hematita (Fe2O3) , a magnetita ((Fe3O4) , a limonita (FeO (OH)), a siderita (FeCO3) , a pirita (Fe2O3) e a ilmenita (FeTiO3).
A redução dos óxidos para a obtenção do ferroe efetuado em fornos denominados alto forno que contem carvão vegetal (massa aproximadamente do carvão que entra no alto forno 0,17t e o teor típico de carbono noferro é de 4,3% em massa), neles são adicionados os minerais de ferro, em presença de coque , e carbonato de cálcio , CaCO3, que atua como escorificante.
No processo de obtenção, geralmente é usado a hematita, que apresenta ponto de fusão de 1560 C. Para que essa temperatura seja diminuída, é adicionado o carbonato de cálcio (CaCO3). Além de promover a redução do ponto de fusão da hematita, eleatua reagindo com impurezas presentes como o dióxido de silício (SiO2) formando o metassilicato de cálcio (CaSiO3), conhecido como escória. O coque (carbono amorfo, com mais de 90% de pureza) é usado para promover a redução da hematita, transformando o Fe3+ em Fe(s). Inicialmente, o coque, em presença de excesso de O2 fornecido pelo ar, reage produzindo CO2. O dióxido de carbono assim produzido, etambém proveniente do carbonato de cálcio, reagem com o coque que é constantemente adicionado ao alto forno, produzindo CO. Este, por fim será o responsável por reagir com Fe2O3 produzindo Fe(s) e CO2 .
O processo de oxidação do coque com oxigênio libera energia. Na parte inferior do alto forno a temperatura pode alcançar 1900 C
Inicialmente, os óxidos de ferro são reduzidos na parte superior...
tracking img