Marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcopolo
A escolha da empresa para o estudo de caso se deu em função dos fatores facilitadores deste processo. A empresa foi fundada em 6 de agosto de 1949,em Caxias do Sul, já esta há mais decinqüenta anos no mercado internacional (primeira exportação em1961 para o Uruguai), tem industrias em sete países (Brasil, Argentina, México, Colômbia, África do Sul, Índia e Egito), e concordou nadivulgação dos dados.
A Marcopolo destaca-se pelas idéias inovadoras aliadas à tecnologia de ponta, que tem como resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada mercado,nacional ou internacional. A companhia foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira. A evolução do setor automobilístico (transportes eestradas), na década de 50, favoreceu para o crescimento da empresa, que na época trabalhava artesanalmente, passando a ter seu trabalho aprimorado e especializado.
O estudo de caso relata que ainternacionalização da empresa não foi feita de forma planejada, mas à medida que a empresa cresceu ganhou experiência. E a possibilidade de diversificação de mercados fez com que a empresa buscasse-os.Um fator que impulsionou a internacionalização, foi a instabilidade da demanda no país, devido a esta incerteza a empresa precisava se consolidar em novos mercados.
A empresa entrou no mercadoestrangeiro aos poucos, identificando os pontos negativos e positivos, como mostra o modelo de Uppsala, com uma atividade que demandava investimentos de menos recursos e, passo a passo, aumentou seu nívelde comprometimento nesse mercado. Conhecendo o novo mercado, o risco de investir em mais mercados diminui e a continuação do processo é estimulada pelo aumento da necessidade de controle epossibilidade de aumentar as operações. A empresa começou suas atividades internacionais exportando para países mais próximos, como o Uruguai, depois se expandindo para outros países da América do Sul, ou que...
tracking img