marcopolo

Páginas: 8 (1795 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
A Marcopolo era só uma oficina e virou potência global
Como uma pequena oficina mecânica do interior gaúcho se transformou em uma das principais fabricantes de ônibus do planeta
 
Linha de montagem da Marcopolo: cerca de 70% dos componentes das carrocerias são produzidos internamente
Caxias do Sul - Ao menos um dia por mês, os diretores da Marcopolo, fabricante de ônibus com sede em Caxiasdo Sul, na Serra Gaúcha, passam algumas horas percorrendo as linhas de produção de uma das duas unidades da empresa na cidade.
Leia Mais
O objetivo: apenas bater papo com os empregados. Nessas ocasiões, os executivos ouvem sugestões, fazem perguntas e trocam ideias com os operários.
A passagem dos chefes não parece abalar a rotina de ninguém — numa tarde de junho, por exemplo, três funcionáriasfaziam uma pausa no trabalho e conversavam animadamente, sentadas no assoalho de um ônibus semiacabado a poucos metros de onde os diretores falavam com os outros peões.
“Precisamos manter a conexão com o pessoal”, diz José Rubens de la Rosa, diretor-geral da empresa. “Queremos mostrar a eles que nos importamos com o que fazem. É um traço marcante de nossa cultura.” 
De uns anos para cá, essacultura foi se disseminando pelo mundo à medida que a Marcopolo se internacionalizou. Em 2013, sua produção passou de 30 000 ônibus — aproximadamente dois em cada cinco deles feitos fora do Brasil. A empresa é a sétima no ranking mundial dos fabricantes de ônibus, com 6% do mercado, segundo a consultoria alemã SCI.
Tem 12 fábricas localizadas em países como Colômbia, México e África do Sul, além departicipações menores em mais duas unidades no Canadá e nos Estados Unidos. Foi um processo que se consolidou na última década.
Desde 2004, a Marcopolo construiu uma ­fábrica própria na China e se juntou a companhias locais na Austrália, no Egito, no Canadá e na Índia, onde é sócia da Tata Motors. Segundo um estudo da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, a empresa é a 19ª companhia brasileiramais internacionalizada.
No ano passado, seu lucro líquido chegou a 105 milhões de dólares para uma receita de 1,15 bilhão de dólares e uma rentabilidade de 15% sobre o patrimônio. Esses feitos levaram a Marcopolo a ser escolhida a Empresa do Ano de Melhores e Maiores 2014.
O negócio da Marcopolo é montar carrocerias sobre chassis de fornecedores como Mercedes-Benz, Volvo e Scania. No Brasil, suasfábricas estão no Rio Grande do Sul, onde produz ônibus rodoviários, usados em viagens mais longas, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde faz os veículos urbanos.
Uma quarta fábrica está sendo construída na cidade capixaba de São Mateus para produzir os miniônibus Volare, que hoje são montados em Caxias do Sul e respondem por 20% do faturamento.
“Esse modelo, no qual o cliente escolhe ochassi e encomenda a carroceria de outra empresa, predomina nos países em desenvolvimento”, diz Luis Roberto Pimenta, presidente da divisão de ônibus da Volvo na América Latina.
“Em mercados mais desenvolvidos, os ônibus são mais padronizados e as grandes montadoras geralmente dominam o mercado vendendo os veículos completos.” No Brasil, esse tipo de empresa surgiu no século passado, quando erapreciso improvisar para construir um ônibus por aqui.
A Marcopolo nasceu no fim dos anos 40, quando o gaúcho Paulo Bellini, hoje com 87 anos, se associou aos irmãos Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz Nicola, donos de uma oficina mecânica em Caxias do Sul, para fabricar carrocerias de madeira e adaptá-las a chassis de caminhões.

Mauro Bellini, presidente do conselho de administração: acompanhia tem a meta informal de dobrar de tamanho a cada cinco anos
Na época, um veículo levava 90 dias para ficar pronto. Os Nicola saíram da sociedade em 1968 e, desde então, a família Bellini tem 17% do capital — 71% está na Bolsa de Valores de São Paulo. 
A presença internacional faz da Marcopolo um ponto fora da curva num momento em que as indústrias brasileiras perdem espaço no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marcopolo
  • MARCOPOLO
  • Marcopolo
  • marcopolo
  • Marcopolo
  • Marcopolo
  • Marcopolo
  • Marcopolo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!