Trabalho antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do vídeo com questões raciais e sociais

O Brasil cresceu de forma caótica, começando a ocupar todo o território nacional devido ao ciclo do ouro, avalorização do açúcar e a Independência, trazendo grandes quantidades de lusitanos. Após a abolição da escravatura, o Rio de Janeiro foi ocupado por grande quantidade de negros,devido a situação paupérrima, formaram núcleos africanos, construindo moradias nos morros e assim dando início às favelas.
Assim, o crescimento dos centros urbanos dá lugar auma burocracia civil e eclesiástica da mais alta hierarquia e a um comércio autônomo e rico, fazendo com que os negros vivessem a sombra dos ricos.

O que aconteceu comisso tudo, foi que os negros e seus descendentes ficaram cada vez mais excluídos. E como se não bastasse, em pleno século 21, no Rio de Janeiro, o governo manda construirmuros para, segundo eles, impedirem o crescimento desordenado das favelas e a preservação da mata nativa, fatos que geram controvérsias.

Em análise ao vídeo “O muro”,de Garapa, os moradores sentem a exclusão, visto que o muro demonstra que sua função é manter uma distância entre os pobres e os ricos.

Para que serve essas barreirascriadas? Seria uma forma das pessoas de alto poder aquisitivo esconder o que se passam nas favelas? Fazer com que os ‘favelados’ fiquem numa zona delimitada, servindoapenas para prestar seus serviços laborais aos que tem mais?

Vemos com isso, que, os que deveriam trazer a melhora para todos os cidadãos em igualdade, são os que afastam,os que descriminam, transformando a sociedade em duas. Fazendo reviver os períodos de trevas, a sangria, a repressão, a discriminação e a segregação de séculos passados.
tracking img