Trabalho de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Quando estudamos a Antropologia é necessário termos o entendimento cultural.
A antropologia jurídica dedica-se ao estudo de direito das sociedades “simples”, das instituições do Direito da sociedade contemporânea, do Direito Comparado e do Pluralismo Jurídico.
Iremos abordar nesse trabalho alguns tipos de Antropologia Jurídica.
1. Descreva de forma ampla as categorias daAntropologia:

1.1 Etnia

É a definição de um povo, marcado por traços culturais que lhe dão uma identidade própria. Essa identidade abrange modelos econômicos, organizações políticas e inclusive relações de parentesco e padrões afetivos.
Conhecemos um povo pela forma que se veste, pela maneira como chora seus mortos, por suas preferências alimentares, por suas festas e suas crençasespirituais.

1.2 Identidade

Acompanha a diferença, pois são justamente nas relações de etnia diferentes que as identidades se projetam. Algumas vezes a identidade assume um caráter simbólico.


1.3 Diferença
É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do"eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo).
Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.
A“noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta efetiva-se através das dinâmicas das relações sociais. Assim sendo, a diferença é, simultaneamente, a base da vida social e fonte permanente de tensão e conflito.” Segundo a enciclopédia Larousse (1998).

1.4 Cultura

Existem muitos conceitos para o termo cultura. Refere-se aquela parte do ambiente produzidapelos homens e por eles aprendida e utilizada no processo continuo de adaptação e transformação da sociedade e dos indivíduos. Para conhecer a cultura de um povo, é fundamental conhecer sua historia e sua evolução cultural.

2. Explique os temas da Antropologia do Direito:

2.1 Etnocentrismo/Genocídio

A visão do outro como diminuído, é o que chamamos de Etnocentrismo, ou seja, a própriaetnia como referência absoluta de humanidade.
quando falamos de genocídio encontramos além do físico, o genocídio cultural, chamado também de etnocídio.

2.2. Democracia.
É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos; direta, quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular ou indiretamente, por meio derepresentantes eleitos. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
A votação é uma parte importante do processo democrático formal; porém muitas sociedades no passado negaram a pessoas o direito de votar baseadas no grupo étnico, exemplo disso é a exclusão de pessoas com ascendência Africana das urnas. Hoje, em muitas democracias, o direito devoto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo; no entanto, o direito de voto ainda não é universal, é restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16, como no Brasil, ou 21). Somente cidadãos de um país, normalmente, podem votar em suas eleições, embora alguns países façam exceções a cidadãos de outros países com quetenham laços próximos.
Alguns países também negam o direito a voto para aqueles condenados por crimes graves, mesmo depois de libertados. Em alguns casos a negação do direito de voto é automático na condenação de qualquer crime sério; em outros casos a negação do direito de voto é uma penalidade adicional que a corte pode escolher por impor, além da pena do aprisionamento. Existem países em que...
tracking img