Is-lm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo Is-Lm explica o equilíbrio entre mercado de bens e mercado financeiro, representado pelas curvas Is e Lm. Primeiramente iremos tratar do mercado de bens e a relação Is.
•O mercado de bens ea relação Is.
O modelo segue a hipótese de que a produção é igual a demanda por bens, ou seja, tudo que é produzido é demandado: Y=Z. Onde a demanda é dada pela equação Z= C+I+G. Também podemosrepresentar a demanda inserindo a renda disponível: Z=C(Y-t)+I+G, sendo esta equação a condição de equilíbrio. Porém, há alguns fatores podem provocar a mudança do produto de equilíbrio, como: mudança nosgastos do governo e de deslocamentos da demanda por consumo. O nosso modelo tem influencia da variação da taxa de juros, onde a mesma afeta a demanda por bens, o que não ocorre em modelos maissimples. Outro ponto importante da equação de equilíbrio do mercado de bens é o investimento que é dependente de dois fatores: nível de vendas, pois, para aumentar o nível de produção as vezes é necessárioinvestir, e a própria taxa de juros. A nova equação que representa a condição de equilíbrio do mercado de bens é: Y= C(Y-t) + I(Y,r) + G. Sabendo que a produção é igual ao nível de vendas oinvestimento tem correlação positiva com essas duas variáveis e tem correlação negativa com a taxa de juros. Abaixo apresentamos um gráfico de relação entre demanda e produto, repare na inclinação de 45°, e acurva positivamente inclinada representa a taxa de juros que está como variável exógena.

O equilíbrio de mercado de bens é atingido no ponto em que a demanda por bens se iguala ao produto. Sehouver um aumento na taxa de juros na curva ZZ acima a mesma desloca-se para baixo, ou seja, um aumento na taxa de juros diminui o investimento, que por sua vez diminui o produto, que pelo meio do efeitomultiplicador diminui ainda mais o consumo e o investimento.
O gráfico abaixo mostra a relação entre produto e taxa de juros.

Quando a taxa de juros aumenta o produto diminui. Outro ponto...
tracking img