Manufatura enxuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lean Manufacturing – Um pouco de História

Quando Henry Ford criou a linha de produção, o mundo ficou extasiado. Foi uma verdadeira revolução para a época. Todos os conceitos e concepçõesutilizados por Ford foram extremamente bem difundidos em sua fábrica: os operados tinha as ferramentas em um local de fácil acesso, faziam cada um uma única tarefa etc. Por conta disso, ele conseguiu aumentara produtividade da sua linha de manufatura de uma forma grandiosa e que, por muitos anos, acabou se tornando o modelo a ser seguido em todo o ocidente do planeta. Já naquela época, Ford em seu livro“Today and Tomorrow” (*1921) falava sobre algo que viríamos a conhecer mais tarde como Just In Time ou simplesmente JIT. Ele dizia que “o estoque é um desperdício”. Ele também apresenta um conjunto detécnicas e métodos com o objetivo de eliminar o desperdício em todos os aspectos da produção, definindo como desperdício “toda a atividade na organização que não contribui como o objetivo principal daempresa que é ganhar dinheiro”. Ele também contemplou em seu estudo:

o fluxo de matéria-prima até o produto final em termos de( linha de produção;
o procedimento para o planejamento e controle de(material, com a finalidade de minimizar as perdas com transporte e tempo de produção;
a realização contínua de inspeções de qualidade em cada( operação, com o objetivo de produzir com altaqualidade;
o treinamento dos( trabalhadores em uma única tarefa, normalmente executada em bancadas em frente a eles.

Todavia, a história do JIT realmente não começa aí. Ele acaba vindo, anos depois, pormeio da filosofia japonesa que contamina a sociedade ocidental.
O que ocorreu foi que, após a Segunda Grande Guerra, o Japão era um país que, para reerguer-se no âmbito mundial, necessitava de umaeconomia forte que oferecesse produtos de alta qualidade e com preços iguais ou menos do que seus concorrentes.
Assim, em meados de 1950, os diretores e engenheiros da Toyota Motors foram fazer...
tracking img