Coportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distancia

Curso: Tecnólogo em Logistica
Semestre: 1°
Tutor presencial: Raquel Caetano
Disciplina: Comportamento organizacional
Professor EAD: Me. Ericson Makarius Borges
Pólo: Catalão
Alunos: Marcos Vinicius Lopes de Souza - RA - 299008
Eliane Aparecida Bento RA 304259
ClaudioViana - RA 281591
Mônica Silvério Neto – RA 295356
Franciane Moraes da Silva RA 295349

Desafio Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é um campo que estuda o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm dentro de uma organização. Leva em consideração o comportamento, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores. Em outras palavras, oComportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
O comportamento organizacional é formado também por tópicos que incluem motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processosde mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. É uma ferramenta humana em prol do homem.
O CO visa uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e  produtivas.
Simões (1995) afirma que a organização é um sistema operacional de papéisdesempenhados por pessoas, constituídas em grupos psicológicos a fim de atingir objetivos específicos, na dependência de valores, informações, decisões e mercado. Sob esta ótica é importante a formação das pessoas para o desempenho de papéis, pois, quanto mais claramente for definido o papel, menor será o desvio do seu desempenho.
Já para Chiavenato (1985) a organização é um complexo sistema dedecisões.
Todas as pessoas dentro de uma organização, independentemente do nível hierárquico, estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o trabalho.

SIMÕES, Roberto Porto, Relações Públicas: Função Política: Summus, 1995.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. São Paulo – McGraw-Hill do Brasil, 1998.

Sistema Aberto | Sistema Fechado |
- Interage com seuambiente. Em outras palavras, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.- Aceita trocas com o exterior, quando os papéis dentro do grupo são diferenciados, quando ela admite uma diversidade de repostas ao meio ambiente. Apresenta então regulações homeostáticas (feedback negativo) mas também é capaz de aprendizagem: reintroduzindo desvios, os feedbacks positivos levam à buscade novos equilíbrios. | - É o oposto de um aberto. Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.- Tendem a uma uniformização e à repetição dos comportamentos |

Ao questionarmos uma pessoa da organização com faixa etária de 22 anos, a mesma nos relatou que para ela inovação refere-se ao “novo”, ou seja, criação de diferentes técnicas e métodos, novidades que chegam nomercado.
Já ao questionarmos outra pessoa com faixa etária de 40 anos percebemos que para ela inovação tem mais haver com renovação, o conceito de se melhorar algo já existente.
A importância do efeito da inovação nas organizações está intimamente ligado também a velocidade com que isso acontece. Mudanças sempre existirão, entretanto é a velocidade com que elas operam que será inusitado ou não nomercado.
A maioria das organizações continua a atuar em moldes tradicionais, válidos para um ambiente estável, onde turbulência, aceleração e inovação não faziam parte de seu contexto de atuação, uma vez que gerariam transformações em toda a cadeia produtiva.
A verdade, é que ou elas rapidamente se conscientizam da necessidade de reformulação ou terão que ceder lugar a outras empresas, quemais...
tracking img