Manifesto dos pioneiros

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
Manifesto dos Pioneiros da Educação



O manifesto dos pioneiros da educação foi escrito em 1932 durante o governo de Getúlio Vargas, por 26 educadores intelectuais da época e liderados porFernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anízio Teixeira. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de umaescola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O manifesto sofreu critica forte e continuada da Igreja Católica. Ele era um projeto de renovação e reconstrução da Educação Brasileira.

Umdos pontos principais do Manifesto diz respeito à caracterização da educação brasileira, os pioneiros, como já foi dito, eram a favor de uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória.Isto quer dizer que o Estado deveria se responsabilizar pelo dever de educar o povo, responsabilidade que era atribuída à família. O Estado deveria proporcionar uma escola de qualidade e gratuita,possibilitando assim a concretização do direito biológico dos indivíduos à educação e, tendo em vista os interesses dos indivíduos em formação e a necessidade de progresso, consideram que esta educaçãodeve ter caráter obrigatório.

Não eram a favor dos costumes das escolas da época, por isso eram favoráveis à escola mista e laica, o que distanciaria a educação de questões religiosas e aaproximaria das questões sociais, dando oportunidades iguais a pessoas de ambos os sexos, e de diferentes crenças e camadas sociais. A principal critica dos pioneiros para a educação brasileira da época eraque ela era uma educação fragmentada, sem uma relação entre os conteúdos ensinados e o mundo social.

Para eles a escola deve oferece à criança um meio “vivo e natural” favorável aointercâmbio de reações e experiências para que seja levada à ação. Eles criticam a escola tradicional que é exclusivamente passiva, intelectual e verbal. A escola deve oferecer atividades que interessam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto dos pioneiro
  • Manifesto dos pioneiros
  • MANIFESTO DOS PIONEIROS
  • Manifesto dos pioneiros
  • O manifesto dos pioneiros
  • Manifestos dos Pioneiros
  • Manifesto dos pioneiros
  • Manifesto dos Pioneiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!