MANIFESTO DOS PIONEIROS

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
RESUMO CRÍTICO: O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
Conforme leitura feita no artigo respectivo, trata-se dos desafios ( nos quais não são poucos) mediante o contexto educacional no períodode 1932 ( busca-se até hoje lutar a favor de tais ideais), afinal, propunha-se uma reorganização na educação brasileira, indo contra aos interesses da classe dominante e procurando fazer com que aescola seja única para todos. A educação Nova é um reflexo frente aos anseios da época, portanto o “Manifesto dos Pioneiros da Educação” tornou-se um marco para o inicio de discussões para com aorganização política e pedagógica do país no que tratava-se do ensino.
Este documento no qual é analisado preponderá os aspectos relevantes para que se tenha um ensino de qualidade, onde um dos maisinteressantes é o de formar o individuo pleno e analítico frente a uma escola que aja dessa forma, indo de encontro a um raciocínio democrático e respeitando a formação cultural, não limitando seu ensinoaos interesses da classe dominante, mas aos interesses do aluno.
Questões como: qual a finalidade de educar? Até onde Estado tem o papel de atuar? Como a escola pode transformar-se nesta novaproposta? São apontados pelo grupo de estudiosos que elaboraram este manifesto.
A finalidade da educação;
A postura do Estado frente a tal temática;
A função da escola assim como da educação;
Processoeducativo;
Plano de reconstrução educacional;
Formação de professores;
Democracia.
Dentre os aspectos positivos deste documento, analisa-se que todos os papéis redundantes precisam ser levados emconsideração (professor, comunidade, Estado, aluno), pois o processo de educar não limita-se apenas ao conteúdo sistemático numa sala de aula: lidar com o ser humano, é o mesmo que lidar com diversasopiniões e conhecimentos, levar isto em consideração no trabalho torna-se importante para contribuir na qualidade do processo de ensino de qualidade. Por outro lado, um dos aspectos negativos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto dos pioneiro
  • Manifesto dos pioneiros
  • Manifesto dos pioneiros
  • O manifesto dos pioneiros
  • Manifestos dos Pioneiros
  • Manifesto dos pioneiros
  • Manifesto dos Pioneiros
  • Manifesto dos pioneiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!