Manifesto dos pioneiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifesto dos pioneiros da Educação Nova
O Manifesto dos pioneiros da educação foi publicado e assinado em março de 1932 por 26 intelectuais liderados por Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e AnísioTeixeira, sob o título “A reconstrução educacional no Brasil: manifesto dos pioneiros da educação nova”.
O referido documento foi sistematizado em meio ao desenvolvimento das reformas de ensino emvários estados brasileiros, das conferências de educação da Associação Brasileira de Educação (ABE) e da criação do Ministério da Educação e Saúde. Seus conteúdos apresentaram ideias perpassadas porquestões pedagógicas, políticas e filosóficas, com forte influência dos debates biológicos e psicológicos.

Inicialmente, afirmou que os principais problemas da educação brasileira eram resultado daausência de uma melhor definição, em âmbito nacional, dos fins e dos meios da educação. Para os pioneiros, até aquele momento faltava, às reformas empreendidas, uma visão global do problema educativo enenhuma delas conseguiram abordar a essência da questão, “alterando os caracteres gerais e os traços salientes das reformas que o precederam”.

Um dos objetivos fundamentais traçados pelo manifesto seriaa superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro, que destinava a escola profissional para os pobres e o ensino acadêmico para as elites. Para isso, caberia ao Estadoprover as condições de desenvolvimento integral dos indivíduos e estabelecer um plano geral orgânico de educação que tornasse a escola acessível em todos os graus, para todos os cidadãos.
Um dos objetivosfundamentais traçados pelo manifesto seria a superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro, que destinava a escola profissional para os pobres e o ensino acadêmico paraas elites. Para isso, caberia ao Estado prover as condições de desenvolvimento integral dos indivíduos e estabelecer um plano geral orgânico de educação que tornasse a escola acessível em todos os...
tracking img