Magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Organizacional
Prof. Otiliana
Estudo de caso Magazine Luiza

1-Explique o que é formalização, e exemplifique como a formalização acontece no Magazine Luiza.

R: Formalização é fazer aempresa existir no mercado e possibilitar seu crescimento, refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas, ou seja, o organograma daempresa.
A formalização no Magazine Luíza a princípio era burocrática e hierárquica, mas com a chegada da Luíza Helena, ela conseguiu feitos extraordinários, não permitiu que os egos familiares sesobressaltassem quando ela solicitou os cargos de todos os parentes e fez com que seus funcionários tivessem presença ativa nas decisões, dando agilidade aos processos.

2- Identifique a estruturaformal e informal no Magazine Luiza.

R: A estrutura formal é o organograma da empresa que é composta pelas seguintes áreas:
Área de superintendência, área financeira, área logística, área decontroladoria, área humanas, área de marketing, área de compras, área de sistema e o SAC.
Já a informal um dos exemplos é o rito de comunhão que eles fazem todos os dias e uma espécie de conselho para darmais suporte aos colaboradores.

3- A distribuição da autoridade no Magazine Luiza é centralizada ou descentralizada? Justifique sua resposta.
R: Descentralizada; Administração participativa“descentralizada”.
Segundo o autor Maximiniano Administração participativa “descentralizada”: De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação daspessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações. A participação aproveita o potencial das pessoas, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões e da administração, asatisfação e a motivação das pessoas. Eles acreditam muito nas opiniões dos funcionários até em uma demissão e admissão eles estão por dentro e repassam a opinião deles.
4- Explique o que é...
tracking img