Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão, audição, tato, gustação ou paladar e olfato - constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.

O sistema sensorial é composto por receptoressensoriais, estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente (exterorreceptores) e do interior do corpo (interorreceptores). Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos aosistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.

Tipos de receptores sensoriais

Os receptores sensoriais são classificados de acordo com o estímulo que conseguem captar.
* Quimiorreceptores: transmissores de informações acerca de substâncias químicas dissolvidas no ambiente. Localizam-se principalmente na língua e no nariz.
*Termorreceptores: detectam estímulos de variação térmica. São encontrados na pele.
* Mecanorreceptores: conseguem captar estímulos mecânicos. Localizam-se na pele.
* Fotorreceptores: detectores de luz encontrados nos olhos.

De acordo com o local onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em:
* Exterorreceptores – Localizadas na superfície do corpo, especializadasem captar estímulos provenientes do ambiente, como a luz, calor, sons e pressão.
* Propriorreceptores – Localizadas nos músculos, tendões, juntas e órgãos internos. Captam estímulos do interior do corpo;
* Interorreceptores - Percebem as condições internas do corpo (pH, pressão osmótica, temperatura e composição química do sangue).

Sistema sensorial nos põe em contato com o mundoexterior. Por meio dos órgãos dos sentidos, percebemos todas as coisas que nos rodeiam: suas formas, cores, sons, cheiros e sabores. O sistema sensorial compreende a visão, a audição, a olfação, a gustação e o tato.

VISÃO

No escuro é muito difícil e, às vezes, até mesmo impossível ver alguma coisa. É a luz que estimula o tecido nervoso de nossos olhos e nos permite distinguir a forma, o tamanho, acor, o movimento, à distância das coisas, etc.
Nossos olhos são quase esféricos e estão alojados nas cavidades orbitais da face. As paredes do globo ocular são constituídas por três membranas: esclerótica, coróide e retina.
A esclerótica, membrana mais externa do olho, é branca, fibrosa e resistente. Mantém a forma do globo ocular e o protege. Na região anterior e central do olho, a escleróticaé fina e transparente, constituindo a córnea. A coróide reveste internamente a esclerótica; é escura e rica em vasos sanguíneos. Na região anterior do olho, ela tem um orifício circular, a pupila.
A faixa circular da coróide que rodeia a pupila é denominada íris e pode ter coloração azul, castanha, cinzenta ou verde. Por meio de dois músculos lisos, a íris regula o diâmetro da pupila. Quando aclaridade do ambiente é pouco intensa, a pupila se dilata para deixar entrar no olho o máximo possível de luz; quando a claridade é demasiado intensa, a pupila se contrai, para impedir que o excesso de luz prejudique a visão.
A retina é a membrana mais interna do globo ocular. Nela encontram-se células nervosas especializadas em captar os estímulos luminosos. No fundo do olho está o ponto cego,insensível a luz, porque é o lugar por onde passa o nervo óptico. Esse nervo conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro.
Na retina encontra-se também a mancha amarela, local onde a imagem é formada no olho com visão normal.

Cuidados com a visão
Devemos ler, estudar ou trabalhar em locais bem iluminados. A luz deve vir do alto ou do nosso lado esquerdo. Óculos ou colírios só...
tracking img