Magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O SURGIMENTO DO MAGAZINE LUIZA (Nathy)

O site Mundo das Marcas trouxe a história do Magazine Luiza da seguinte maneira: começou na cidade de Franca, interior de São Paulo. No dia 16 de novembro de 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de umconcurso, e surgiu o primeiro Magazine Luiza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor. Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados.Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.
Nesse meio tempo, entre os familiares envolvidos no negócio, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, ganhou lugar de destaque. Ela começou a trabalhar na empresa aos12 anos como balconista e passou a gerente geral. Em 1981, foi uma das primeiras redes a implantar um sistema de computação em suas lojas. Além disso, em 1983, a empresa iniciou sua expansão para fora do Estado de São Paulo, com a inauguração de diversas lojas na região do Triângulo Mineiro. O crescimento da rede culminou com a inauguração em 1986 do primeiro centro de distribuição, localizado nacidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding e Luiza Helena assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luiza.
Em 1996, o Magazine Luiza literalmente invadiu o mercado paranaense inaugurando de uma só vez 23 lojas, antes pertencentes à Casa Felipe. Neste momento ficou claro as ambições da empresa, que não parava de crescer nomercado. Em 1999, foi a vez de revolucionar o comércio eletrônico com a criação de sua página na Internet. Entre as redes de varejo, o Magazine Luiza foi a que mais aproveitou o potencial da rede mundial de computadores. A experiência adquirida nas lojas virtuais foi levada para a Internet e ampliada em uma página totalmente segura, com mais de cinco mil produtos, fácil de navegar e com banco deimagens próprio. Seu site é o único do varejo on-line que conta com uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que facilita a compra através do atendimento on-line e conteúdos prontos.
No ano seguinte, a expansão enorme dos anos anteriores, levou a empresa a inaugurar mais três centros de distribuição, localizados em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Contagem (Minas Gerais) e Navegantes (SantaCatarina). Apesar disso, foi em 2007, com a inauguração do Centro de Distribuição Bandeirante, que a empresa de seu maior passo rumo a conquista do maior mercado consumidor do país. Com mais de 50 mil metros quadrados de área de armazenagem, o centro permitiu melhor eficiência logística e serviu de base para o projeto de expansão da empresa, que, no dia 22 de setembro de 2008, ingressou na capitalpaulista com a inauguração de 44 lojas num mesmo dia, em uma operação nunca vista antes no segmento de varejo do país. Em meados de 2010, a empresa adquiriu a rede Lojas Maia, com forte presença na região nordeste (141 lojas espalhadas nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão), ampliando assim sua atuação em território nacional.

1.1 Oscanais de venda

1.1.1 Lojas Convencionais

São estabelecimentos físicos completos (geralmente com área mínima de mil metros quadrados) com estoques e produtos em exposição, tendo como público-alvo classes C e D. Essas lojas são responsáveis pela maior parte dos canais de vendas da empresa.

1.1.2 Lojas Shopping

Localizadas em grandes shoppings centers do país são focadas...
tracking img