Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia – Aula 1


1-1 Definição e Objetivos

Há duas vertentes fundamentais na ciência econômica: a microeconomia e macroeconomia. Como essas vertentes se diferenciam entre si?

Enquanto a microeconomia estuda a produção e os preços de mercados específicos, a macroeconomia se ocupa do estudo das variáveis agregadas ou a soma das variáveis menores. Isto é, da produção total daeconomia (produto agregado) e renda, investimentos, poupança, nível geral de preços, emprego/desemprego, taxa de juros, estoque de moeda, taxa de câmbio e balanço de pagamento.

Entretanto, ao tratar os mercados de forma global a macroeconomia negligencia as unidades econômicas individuais, como família, firmas e o comportamento nos mercados específicos. Em compensação tem a vantagem de permitirestabelecer relações entre grandes agregados e proporcionar melhor compreensão de algumas das interações mais relevantes da economia como o mercado de bens e serviço com o mercado de trabalho e monetário.

Os macoreconomistas buscam dessa forma simplificar a explicação sobre o comportamento das variáveis agregadas. Por exemplo, em vez de acompanhar os diversos bens e serviços e seus respectivosmercados de venda, eles prendem-se a idéias de que existe somente um bem com apenas uma curva de demanda e oferta, em vez de acompanhar milhões de curvas de demanda e oferta que existem no mercado real. Criam modelos macroeconômicos que são formas lógicas e internamente consistentes de descrever o funcionamento de uma economia.

Com as simplificações os macroeconomistas enfocam a Economia como sefosse constituída de uma parte real e outra monetária, que por sua vez são subdivididas em quatro partes, onde cada subdivisão tem suas variáveis a serem determinadas:


a) parte real - está subdividido em mercado de bens/serviços e mercado de trabalho.


No mercado de bem/serviços as variáveis determinadas são Produto Nacional e Nível geral de Preços; enquanto no mercado de trabalho asvariáveis são o Nível de Emprego e salários Nominais.


b) parte monetária – está subdividido em mercado financeiro (títulos e monetário) e mercado de divisas.


No mercado financeiro as variáveis determinadas são Taxa de Juros e Estoque de Moeda; enquanto no mercado de divisas sua variável é a Taxa de Câmbio.



1-2 Metas de Política Macroeconômica

Ao manipular as variáveisagregadas as autoridades econômicas visam atingir as principais metas (ou objetivos) da política macroeconômica:

- alto nível de emprego
- estabilidade de preço
- distribuição de renda mais justa
- crescimento econômico




Nível de Emprego


Antes da crise de 29 não havia preocupação com o nível de emprego, pois predominava a visão dos economistas clássicos (e Neoclássicos) de queo mercado seria um auto-regulador do processo, através das leis da oferta e demanda. Assim, havendo uma crise econômica as empresas reduziriam a demanda por mão-de-obra, aumentando, por conseguinte, a oferta desse insumo. Os trabalhadores desempregados estariam dispostos a ofertar sua mão-de-obra por salários menores do que aqueles que obtinham antes da crise econômica. Com menores salários asempresas estariam dispostas a contratar ou demandar mais trabalhadores até que o equilíbrio no mercado de trabalho se restabelecesse ao ponto anterior à crise. O mercado seria o regulador natural desse processo através da chamada “mão invisível”.

Entretanto, já na década de 30 a economia havia evoluído em sua estrutura organizacional. Os trabalhadores já estavam organizados em sindicatos e aatuação desta entidade proporcionava uma certa rigidez nos salários, à medida que impedia os trabalhadores de se ofertarem por menores salários. Em outras palavras, mesmo que os trabalhadores desejassem trabalhar por salários menores do que àqueles que recebiam e as empresas tivessem interesse em contratá-los, tais desejos eram impedidos, pois os acordos sindicais vigentes não permitiam essas...
tracking img