Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seu Organograma representa fielmente sua organização?
Um dos componentes da maioria dos Manuais da Qualidade, o Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Pode ter várias formas, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor
Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company(EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais. Portanto conforme os registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem notícia.
Os organogramas mostram como estão dispostas unidadesfuncionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
* DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES
*
Como ponto de partida para compreensão do assunto temos que entender o que é um cargo e no que ele se baseia.
Tarefa - refere-se a atividades repetitivas, como por exemplo cargos operários.
Atribuição - refere-se a atividades mais direcionadas, como por exemplomensalistas.
Função - conjunto de tarefas exercida de maneira sistemática por um indivíduo, que sem ocupar o cargo desempenha tal função.
Cargo - é um conjunto de funções.
Descrição de cargos - é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.
Descrever umcargo, é também evidenciá-lo no organograma da organização, definindo sua posição e a quem deve prestar responsabilidade, ou seja, quem é seu supervisor. É também relacionar as tarefas, os deveres e responsabilidades do cargo.
Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitosqualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.
Descrever e analisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois à partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, comodeve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.
*
*
1- Definição : fruto da Análise de Cargos
* Após o levantamento de dados e fatos sobre todos os cargos que compõem a organização, é necessário sistematizá-los emdescrições e análises de requisitos definitivos.
2- Objetivo: estabelecer a padronização tanto dos títulos quanto dos conteúdos de cada cargo da organização. Complementa o organograma. Estabelece também as características básicas necessárias aos ocupantes do cargo para que as funções sejam desempenhadas de acordo com os objetivos da área e as necessidades do próprio cargo.
3- Confecção: resposta que se procurará é qual a real necessidade de cada cargo.
* A confecção deve se basear em pesquisas e questionários que devem ser aplicados por níveis em direção vertical descendente
*
* Quem elabora?
* pessoal interno da empresa
* firma externa de consultoria
* equipe mista
*
* Lembrando que:
** Função: é utilizada normalmente para indicar o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização
*
* Cargo : é intitulado normalmente para indicar a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferida. È aquele registrado no contrato de trabalho.
*
*...
tracking img